Fotos: Arquivo Pessoal / cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 03h37 desta terça-feira (4)

Um dedicado jovem serra-talhadense conquistou a 9ª colocação para ingressar no curso de Medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) criando o seu próprio método de estudos, que incluía tempo para academia, boas noites de sono, descanso com direito a redes sociais e séries. O estudante Olímpio Duarte Silva Magalhães, 18 anos, montou um cronograma de 15 horas diárias de estudos e repouso.

Desde pequeno sonhava em ser médico, e uma de suas inspirações era a sua pediatra, a Dra. Vânia Carvalho. Olímpio é filho do casal de professores Klécio Kley Silva Magalhães, 47 anos, e Rosineide Duarte Silva Magalhães, 42 anos, e cursou seu Ensino Médio no Colégio de Aplicação, onde concluiu em 2018. Sua rotina de estudos iniciou em janeiro de 2019 e só parou em agosto do mesmo ano. Ao Farol, o garoto contou como conseguiu organizar seu tempo para ter uma rotina saudável de estudos.

“Meus pais foram os meus principais incentivadores, mas nunca me forçaram a nada. No fundo eu sabia que era essa a profissão que eles queriam que eu seguisse, mas meu pai me apoiou bastante, independente de qual curso eu escolhesse. Eu sempre quis ser médico, quando pequeno a profissão me chamou bastante atenção porque eu era muito próximo a minha pediatra, então, eu cresci e me apaixonei ainda mais pela ideia de ser médico. Concluí o Ensino Médio em 2018 e já sabia que naquele ano não iria conseguir a aprovação, mas comecei a me preparar para o próximo ano. Eu comecei a estudar em janeiro, geralmente o pessoal começa em fevereiro. E como eu não estava conseguindo alcançar o ritmo de estudo dos outros, organizei meu próprio sistema que compunha nove blocos de conteúdos, seis apenas de conteúdos e três com simulados e revisões, cada bloco eu deveria cumprir em 29 dias.”, declarou o rapaz, continuando:

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

“Eu também cursei disciplinas isoladas em um cursinho da cidade. Iniciava o dia às 7h indo para a academia, retornava às 9h, começava a estudar às 10h até às 14h. Parava para almoçar, descansar um pouco, assistir alguma coisa ou ver minhas redes sociais. Quando estava com fôlego retornava a estudar às 16h30 até o horário de ir para o cursinho, das 20h às 22h, quando retornava eu dormia. Sempre estudei sozinho, em agosto terminei os conteúdos e fiquei mais tranquilo fazendo simulados em plataformas online. Já fiz minha matrícula e agora minha expectativa é que eu consiga manter minha saúde mental, manter minha estabilidade sabendo que minha vida não está inteiramente resumida ao curso. E no futuro quero retornar para Serra Talhada para atuar com docência, não tenho interesse em atuar na área clínica, quero ser professor e ajudar minha cidade”.

Veja também:   Beneficiários do Bolsa Família poderão pedir adiantamento

A nossa reportagem também conversou com os pais de Olímpio Magalhães, Klécio e Rosineide, que demonstraram muito orgulho e felicidade pela conquista do filho. Juntos somam quase 50 anos de sala de aula, mas se surpreenderam com o método atípico e confessaram que ficaram receosos.

“Olímpio sempre foi um menino estudioso, desde criança dizia que queria ser médico e a Dra. Vânia o estimulava dizendo que ele seria o seu médico geriatra. Para nós foi uma alegria muito grande, quando ele saiu do quarto gritando: ‘Passei! Passei!’ nem entendemos o que estava acontecendo, depois vimos no celular o resultado e foi uma alegria muito grande. Quem nos conhece sabe que sempre buscamos investir na saúde e na educação dos nossos filhos, trabalhamos em dois e três horários não para manter luxos, mas para proporcionar tudo que eles precisam. Ele quis sair da cidade para fazer o Ensino Médio, ir para Recife ou para Caruaru, mas sempre deixamos claro que não tínhamos condição e que ele tinha potencial para estudar aqui e realizar todos os sonhos dele. Teve momentos que quase morri do coração achando que ele estava estudando pouco, mas graças a Deus deu certo”, disse Klécio.

Veja também:   Serra-talhadense perde quase 5 mil ao comprar moto pelo Facebook