Da Folha de PE

Mais de 600 estudantes do ensino médio, vindos de 111 países, participam até hoje das provas de matemática, num hotel na Barra da Tijuca. São os atletas da Olimpíada Internacio­nal de Matemática (IMO, na sigla em inglês), que acontece pela primeira vez no Brasil. A competição anual, iniciada em 1959 -então com apenas sete países- está em sua 58ª edição, com participação recor­de (623 estudantes).

Metade da delegação brasileira já participou da IMO-2016, em Hong Kong, quando o País obteve sua melhor colocação (15° lugar): João César Vargas, 19 (de Passa Tempo – MG) e Pedro Henrique de Oliveira, 18 (Campinas) leva­ram medalhas de prata; George Lucas Alencar, 18, de Fortaleza, ganhou bronze. Os demais integrantes nesta edição são André Hisatsuga, 17 (São Paulo), Bruno Meinhart, 16 (Fortaleza) e Davi Sena, 17 (Recife).

Hafez al-Assad

Entre as centenas de atletas da Matemática, a edição brasileira da Olimpíada ganhou mais destaque após a revelação de que Hafez al-Assad, 15, filho do ditador da Síria, Bashar al-Assad, integra a delegação de seu país. A notícia foi dada pelo jornal “O Globo”, que conversou com o estudante e afirmou que sua identidade foi confirmada pela organização do evento e pela Polícia Federal. A IMO é a maior, mais antiga e mais prestigiosa olimpíada científica para alunos do ensino médio.