Do G1

Se entregar o que está prometendo, esse filme pode ser tratado como um ícone dessa geração, uma espécie de novo clássico.

Acredite se quiser, estamos falando do novo filme da boneca Barbie.

O brinquedo mais famoso do mundo já inspirou uma série de animações, mas está prestes a ganhar um filme com atores reais — um badalado time de atores. E esse já é um dos lançamentos mais aguardados do cinema nos últimos anos.

Duvida? Basta uma pesquisa rápida nas redes sociais para perceber o quanto o assunto está em alta. Fãs atentos acompanham as gravações quase em tempo real, através de vídeos e fotos vazadas.

1. É o primeiro projeto da Barbie com atores?

Não. As notícias sobre um filme da Barbie com personagens de carne e osso já circulam desde 2009.

Os nomes de Amy Schumer e Anne Hathaway circularam como possibilidades para o papel principal, mas esses projetos não foram pra frente.

Não se sabe o quanto do que foi preparado para as versões anteriores vai estar presente no novo filme.

2. Por que está sendo tão comentado?

O “hype” é tão grande, principalmente, por causa dos nomes à frente do projeto.

A direção é de Greta Gerwig, conhecida por fazer filmes com personagens femininas complexas, que definem bem uma geração. Ela foi indicada ao Oscar por “Lady Bird” (2017) e “Adoráveis Mulheres” (2019).

Greta também assina o roteiro do longa, ao lado de um de seus principais parceiros, Noah Baumbach. Os dois trabalharam juntos, por exemplo, em “Frances Ha” (2012) e “Mistress America” (2015), dois filmes queridinhos do cinema alternativo.

3. Quem são os protagonistas?

Depois de escorregar pelas mãos de algumas atrizes, o papel de Barbie foi para Margot Robbie, atriz de filmes como “O Lobo de Wall Street” (2013) e “Esquadrão Suicida” (2016).

A caracterização da protagonista tem sido elogiada. Nas redes, os looks com que ela aparece nas gravações viraram tendência.

O galã Ryan Gosling, de filmes como “Drive” (2011) e “La La Land” (2016), também já apareceu em algumas imagens como Ken, o namoradinho da Barbie.

4. Quem mais vai atuar?
Gosling e Robbie são personagens centrais, mas não serão os únicos. Segundo a imprensa americana, o filme apresentará vários Kens e Barbies.

Já foram divulgados alguns nomes para esses papéis: Issa Rae, da série “Insecure”; Hari Nef, atriz transgênero da série “You”; Simu Liu, o herói Shang-Chi da Marvel; Ncuti Gatwa, da série “Sex Education”.

Além desses, também estão circulando os nomes de America Ferrera (“Quatro Amigas e um Jeans Viajante”), Emma Mackey (“Sex Education”), Michael Cera (“Juno”) e Will Ferrell (“Ricky Bobby, a Toda Velocidade”). Os personagens que eles vão fazer ainda são segredo.

5. Qual a história?

Outra coisa que ainda é um mistério é a história do filme. Numa entrevista para a revista “Vogue”, Margot Robbie disse que o roteiro tem muitas referências nostálgicas.

Ela também avisou que é bom o público se preparar para uma trama surpreendente, já que Gerwig está fazendo algo bem diferente do que o que se espera de um filme da Barbie. Vale ressaltar que até uma bandeira do Brasil já foi vista no set de filmagens.

6. Quando é a estreia?

Uma data exata de estreia ainda não foi divulgada, mas o plano inicial é lançar o filme no verão americano de 2023 — ou seja entre junho e setembro.