Publicado às 16h desta quinta-feira (16)
Fotos: Farol de Notícias/Licca Lima
A FIS (Faculdade de Integração do Sertão) realizou, entre os dias 7 e 9 de novembro, o V Congresso Sertanejo de Direito (V Consedi). O evento, que é referência no campo jurídico no Sertão pernambucano, debateu o tema: Teoria do Estado e Direito da Administração.
No saldo de participações, o Consedi 2023 somou mais de 400 inscrições. Este ano, o evento contou com palestrantes de diferentes lugares como Recife, João Pessoa e Rondônia. Além disso, como a proposta visa engajar o aluno, o projeto contou com a colaboração de 35 estudantes na comissão de organização.
“A tendência é o evento crescer ainda mais, porque nós fazemos o evento com muito compromisso e com muito amor àquilo o que a gente faz, que é levar para o nosso aluno os melhores palestrantes, as melhores discussões e convidando a sociedade para também participar dos melhores debates. Então é a proposta do Consedi, abrir as portas da FIS para discutir temas e aí, nessa perspectiva, a gente vem evoluindo conseguindo crescer o evento e também a instituição. Essa organização não seria possível se a gente não tivesse um grupo de colaboradores de alunos que vem há três meses se dedicando à organização desse evento”, afirmou o professor do curso de Direito da FIS e membro da comissão organizadora, Manoel Arnóbio [foto abaixo].
Entre os palestrantes desta edição, compareceram ao V Consedi: Antônio Nominando Diniz Filho (presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB); João Paulo Lima (deputado estadual da Assembleia Legislativa de Pernambuco), Pedro Nascimento (doutorando em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPE), José Arimatéia Araújo de Queiroz (Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí), Eitel Santiago (sub-procurador-Geral da República e Secretário-Geral do Ministério Público da União), Leon Barbosa (doutor em Ciência Política pela UFPE e professor Adjunto no Departamento de Ciência Política da UFPE), entre outros.
“Encerramos nosso V Congresso Sertanejo de Direito com o sentimento de alegria e felicidade que o evento nos deixou. Obrigado a todos que, humildemente, deram um pouco de seu tempo para nos ajudar ou nos ouvir. Esse é o nosso presente para Serra Talhada”, disse o coordenador do curso de Direito da FIS e membro da comissão organizadora do Consedi, Ramon Lira Ramos [foto abaixo].
“Agradeço a FIS pelo convite por participar desse evento fundamental, porque muitas vezes, não são apenas os que já exerceram várias atividades no campo jurídico que têm experiência suficiente para transmitir, os jovens também têm”, afirmou o presidente do TCE, Nominando Diniz. “E essa interação é fundamental. Nos eventos como esse, de ordem acadêmica, é que você consegue extrair de todos um pouco daquilo que se tem e do que se vive no campo jurídico, então, desta forma eu me sinto muito feliz em estar participando deste Consedi trazendo a experiência do Tribunal de Contas da Paraíba para que todos aqui conheçam”, concluiu o palestrante [foto abaixo].
“Como aluno e expositor de trabalho eu vi que, tanto para mim, quanto para os meus colegas de curso, o Consedi nos proporciona uma grande experiência e compartilhar conhecimento com grandes nomes e principalmente se arriscar sendo esse o momento propício para que a gente aprenda com os doutores que passaram por aqui e a oportunidade de sermos avaliados e preparados não só para o mercado, como também para o meio acadêmico”, afirmou o estudante do curso de Direito, Kaíque Lira [foto abaixo], avaliando o V Consedi positivamente.