A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) interditou, nessa terça-feira (11), a Cooperativa dos Produtores Rurais de Luanda, na zona rural de Serra Talhada, por produzir leite sem qualidade para o consumo humano. A ação ocorreu após emissão de laudo técnico feito pelo departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com o relatório da Adagro, houve perda na qualidade nutricional do leite, pela ausência da Peroxidase, decorrente de falhas no controle da temperatura. Também foi identificado o adicionamento de água no produto, além do permitido.

“Após os resultados, foi comprovado que o leite estava superaquecido, provocando a destruição de enzimas e proteínas”, disse o médico veterinário Adauto carvalho, que coordenou a fiscalização. Mourato fez questão de reforçar que estava agindo, exclusivamente, dentro das normas técnicas e sanitárias.

luanda

“Essa cooperativa eu ajudei a criar. Não quero saber de política mas só do meu trabalho. Estou perto de me aposentar e não posso deixar um negócio desse acontecer debaixo do meu nariz. Eu sou funcionário e o meu trabalho é fiscalizar”, disse Mourato, informando que tinha enviando cópia do relatório para a coordenação de Vigilância Sanitária.

De acordo com o técnico da Adagro, a Cooperativa de Luanda ficará fechada por um prazo de 15 dias. “Era para ser interditada por 45 dias, mas eles (os produtores) perderiam todos os contratos. Não é isso que a gente quer. Queremos que distribuam um produto de qualidade”, alertou Adauto Mourato.

luanda 2

luanda 3