Publicado às 06h40 deste domingo (10)

No mês da fisioterapia o Farol de Notícias convidou a fisioterapeuta Madalena Aureliano para dar uma palestra sobre saúde. Foi um momento de muita informação de descontração para os funcionários da empresa, a fisioterapeuta falou da importância do sono para o rendimento na vida e no trabalho, lembrou da importância de uma boa hidratação e alertou sobre o perigo da dependência do aparelho celular.

Madalena Aureliano ainda irá voltar para avaliar toda a estrutura da empresa, a ergonomia que é oferecida e além disso fará uma avaliação individual com cada um dos funcionários para identificar qualquer dano causado pelo trabalho. Esse é um trabalho muito importante para o desenvolvimento da empresa e principalmente dos funcionários, que poderão trabalhar com mais consciência corporal e conhecimento sobre a importância de manter a saúde em dias, seja física ou mental. A fisioterapeuta ainda explicou detalhadamente como esse trabalho funciona.

“Fazemos um trabalho de orientação laboral, evitando disfunções, problemas, dores e patologias relacionadas ao trabalho, esse trabalho chamado DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) esse trabalho tem duas formas de funcionar, o primeiro formato é: eu faço uma palestra, em que converso com todos os colaboradores sobre qualidade de vida, posteriormente eu faço uma visita técnica e visito todos os postos de trabalho verificando como as pessoas trabalham e na terceira visita eu faço o que chamo de escuta, que funciona como uma consulta individual, em que faço algumas perguntas ao colaborador e relaciono as queixas a sua função laboral ou não, algumas empresas termina aí, então é feito o aconselhamento, eu dou uma devolutiva para a empresa do que eu vi e do que eu aconselho que seja modificado, às vezes uma altura de cadeira, às vezes a posição de uma impressora, às vezes eu mexo no fardamento, eu vou relacionando queixas com atividade laboral”, a fisioterapeuta explicou acrescentando:

“Algumas empresas querem dar continuidade a esse trabalho e a gente faz a ginástica laboral, vamos na empresa e fazemos os exercícios laborais, pode ser no início do trabalho, meio do trabalho ou no fim do trabalho. Uma outra coisa que a gente faz também é preparar um funcionário, um colaborador para lembrar a galera de se alongarem, de levantarem de suas bancadas, principalmente hoje em dia com tantos trabalhos em mesas e computadores. No Farol eu fiz uma palestra inicial sobre hábitos de vida e tentando trazer um pouquinho a informação da importância da mobilidade, do sono, da função intestinal, da hidratação e de você ter uma vida laboral com mais qualidade”.