Flamengo x Corinthians: policiamento se resguarda para coibir invasãoDo Globo Esporte

Nesta quarta, Flamengo e Corinthians se enfrentam no Maracanã pela final da Copa do Brasil. Os ingressos esgotaram há um mês e a certeza do estádio lotado traz à tona a preocupação com invasão. Em meio a isso, o Bepe se resguarda para coibir possíveis confusões.

Nas redes sociais, uma imagem de ingressos falsos já circula entre os torcedores rubro-negros. A comercialização do bilhete ‘promete’ o acesso ao entorno do Maracanã, que estará fechado, e prevê a invasão da torcida – o que permitiria a entrada no estádio mesmo com o ingresso falso.

Ciente do apelo da decisão e se resguardando para uma possível confusão, a Polícia Militar do Rio de Janeiro elaborou um planejamento especial de segurança. Elaborado em conjunto ao BEPE, o plano inclui a presença de 1.238 policiais dentro e no entorno do Maracanã.

Um dos principais objetivos da ação na noite desta quarta-feira é minimizar o impacto dos ingressos falsos nas barreiras de acesso ao Maracanã e nas bilheterias para a entrada no estádio.

A segurança do entorno do Maracanã se inicia já às 14h, com a instalação das primeiras barreiras de bloqueio. As ruas serão fechadas de fato a partir das 17h30 e, a partir disso, somente torcedores com bilhetes terão acesso aos arredores do estádio.

– Estamos cientes da possibilidade. O policiamento já está orientado para minimizar o impacto dos ingressos falsos nas barreiras e nas entradas do estádio. Estamos atentos quanto aos ingressos falsos -, disse Hilmar Faulhaber, Tenente Coronel do BEPE.

O plano de segurança inclui também uma aeronave que ficará sobrevoando e transmitindo imagens em tempo real para uma estação de comunicação móvel que ficará instalada dentro do Maracanã.

A bola rola a partir das 21h45 e, após o empate em São Paulo, uma vitória simples define o campeão da Copa do Brasil. Em caso de um novo empate, a decisão será nos pênaltis.

Invasão na Copa do Brasil

Na partida contra o Atlético-MG, um grupo de torcedores do Flamengo conseguiu invadir o estádio pelo acesso do Setor Norte. Dezenas de pessoas forçaram a entrada, superando as grades de proteção, e conseguiram entrar. Ao menos um segurança ficou ferido. Não houve torcedor detido.