Do Diario de Pernambuco

Nesta sexta-feira (11), mais um episódio sobre o caso das rachadinhas, que liga o senador Flávio Bolsonaro, é apurado. Dessa vez em reportagem da revista Época. Segundo apurou a revista, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu pelo menos dois relatórios de orientação para Flávio Bolsonaro e seus advogados para embasar um pedido de anulação do caso Fabrício Queiroz.

Queiroz é ex-assessor de Flávio quando o filho de Bolsonaro ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, Queiroz comandava o esquema conhecido como rachadinha – entrega de parte de salários de assessores para uso particular de parlamentares.
Documentos
Nos dois documentos que a reportagem teve acesso, com autenticidade e procedência confirmadas pela defesa do senador, a Abin detalha o funcionamento da suposta organização criminosa em atuação na Receita Federal.
Segundo suspeita dos advogados de Flávio, a Receita teria feito um escrutínio ilegal em seus dados fiscais para fornecer o relatório que gerou o inquérito das rachadinhas.
Versões conflitantes
Esse relatório teria sido enviado em setembro para Flávio, que por sua vez o repassou le para seus advogados.
A reportagem checou que os documentos contrastam com uma versão do general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, que afirmou publicamente que não teria ocorrido atuação da Inteligência do governo.
Essa declaração do general teria ocorrido após a defesa do senador levar a denúncia a Bolsonaro, a ele e a Alexandre Ramagem, diretor da Abin, em 25 de agosto.
Um dos documentos seria autoexplicativo ao definir a razão daquele relatório, que a reportagem destaca como uso indevido da estrutura do Estado para beneficiar a defesa do filho do presidente.
Em um campo intitulado “Finalidade”, cita: “Defender FB no caso Alerj demonstrando a nulidade processual resultante de acessos imotivados aos dados fiscais de FB”.