Foto: Divulgação/Prefeitura de Flores

Por Assessoria

O município de Flores-PE celebra uma conquista significativa ao ser reconhecido como um dos 10 municípios pernambucanos que alcançaram metas expressivas no Programa de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA). O feito foi oficialmente divulgado na última edição do Diário Oficial da União, por meio da portaria GM/MS nº 2.332, publicada em 20 de dezembro do corrente ano.

Esta portaria habilita os municípios a receberem incentivo financeiro federal de custeio, referente ao segundo ano de monitoramento da implementação das ações no âmbito da Estratégia Nacional para a Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).

Flores alcançou êxito no desempenho dos indicadores estabelecidos na Portaria GM/MS nº 1.863, de 10 de agosto de 2021, garantindo-lhe o recebimento da terceira parcela correspondente ao ano de 2023. A conquista foi possível graças às políticas públicas implementadas pela Secretaria de Saúde Municipal, que se destacou no cumprimento dos três indicadores de monitoramento. Isso assegura ao município o direito ao recebimento integral de 100% do incentivo financeiro, essencial para a continuidade do programa.

Os dados de monitoramento das metas, conforme estabelecido na Portaria GM/MS nº 1.863/2021, foram extraídos do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN.

O prefeito de Flores, Marconi Santana, expressou sua satisfação com o reconhecimento, destacando o comprometimento da gestão municipal com a saúde e bem-estar das crianças. “Estamos honrados em ver o esforço de toda a equipe refletido nesses resultados. Este reconhecimento nacional reforça nosso compromisso em promover uma qualidade de vida melhor para nossas crianças, combatendo a obesidade infantil e investindo em saúde preventiva”, ressaltou Santana.

A nutricionista Williany Ferraz, responsável técnica pelo programa PROTEJA em Flores, enfatizou a importância da integração de esforços.

“O trabalho em equipe é essencial para o sucesso de iniciativas como o PROTEJA. O envolvimento da comunidade, aliado ao comprometimento dos profissionais de saúde, educadores físicos, pais e da gestão municipal, é fundamental para alcançarmos esses resultados positivos na prevenção da obesidade infantil”, afirmou Ferraz.

No município, o programa já está em pleno funcionamento. As atividades englobam a promoção de práticas lúdicas, brincadeiras e interações com os pais, ressaltando a importância da atividade física regular para o desenvolvimento saudável das crianças.

Flores-PE, destacando-se como um dos pioneiros na adesão à estratégia nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, reforça seu compromisso em conter o avanço desse problema de saúde pública. O PROTEJA não apenas visa deter a obesidade infantil, mas também contribuir para o cuidado e aprimoramento da saúde e nutrição das crianças, proporcionando um futuro mais saudável e promissor.