Flores, no Sertão, mantém tradição do carro de boi

Publicado às 06h05 deste domingo (26)

O tradicional Festival do Carro de Boi encerrou a programação dos festejos juninos no município de Flores-PE. O evento teve início por volta das 16h desta sexta-feira (24) e atraiu não só os florenses, mas também visitantes de várias regiões do Brasil.

Para receber o público onde acontece a avaliação dos jurados, a administração municipal montou arquibancadas e grades de proteção até o final da apresentação para garantir mais tranquilidade para os que ainda ficaram do lado de fora do local.

Continua depois da publicidade

Nesta edição 80 carreiros participaram do desfile, que levaram para o público temas que retratam o dia a dia do homem e mulher do campo; aplicação de vacinas contra COVID-19 e o serviço do Sistema Único de Saúde – SUS em tempos de pandemia.

Mas quem recebeu a nota máxima dos 7 (sete) jurados foi o agricultor Edielson de Lima de Reis, 43 anos, do Sítio Riacho dos Barreiros, que levou para a 12ª edição do desfile o tema: Raízes do Sertão e o Famoso Virgulino. O valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), será dividido entre os familiares do agricultor, que ajudaram na escolha do tema e montagem do carro.

“O tema eu escolhi, pois é uma história muito bonita que a gente vem resgatar, a história de Virgulino Lampião, que é uma coisa muito interessante para o nosso sertão. O prêmio eu vou destrinchar entre nossa família, pois todos trabalharam para este prêmio”, garantiu.

David Samuel de Lima Reis, 14 anos, filho de Edielson e que representou o ‘Rei do Cangaço’, disse como foi gratificante participar do desfile.

“Eu fui para escola, tenho que estudar, ainda toco sanfona, tive que ajudar a montar esse carro e ainda passei o dia aqui em Flores, para provar essa roupa”, disse o sanfoneiro mirim.

Continua depois da publicidade

Juliano Medeiros, médico e empresário com atuação na cidade de Paulo Afonso, mas que nasceu em berço florense falou da satisfação de participar pela segunda vez do festival.

“Incrível, o evento é simplesmente um grande reencontro de amigos e uma grande comemoração da festa popular brasileira. Na hora que você valoriza a cultura local, você está valorizando a identidade das pessoas e quem não guarda o passado não vai construir um futuro”, disse.

Ao avaliar o desfile, a Secretária Municipal de Turismo e Eventos, Lucila Santana destacou o compromisso que a administração municipal tem em continuar cultivando a tradição no município.

“Para gente é muito importante manter essa tradição e o mais importante, promover essa interação entre os florense e claro, valorizar ainda mais os nossos agricultores e agricultoras.