Texto e foto da assessoria

A Secretaria de Saúde do município de Flores, decidiu manter a vacinação de adolescentes, após o Ministério da Saúde publicar, na noite da última quarta (15), uma nota técnica mudando a regra e orientando a suspensão.

A nota, entretanto, usa de forma equivocada uma orientação da Organização Mundial de Saúde – OMS. Em julho, quando foi anunciada a recomendação do uso de Pfizer para menores de 16 anos, a organização apenas sugeriu que os países priorizassem a população de risco no atual momento da pandemia. A orientação é pautada em um possível compartilhamento de vacinas entre países, de forma a ampliar a imunização mundial.

A Secretaria de Saúde de Flores, explica, que “mesmo com o recuo do Ministério da Saúde sobre a recomendação de vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 usando o imunizante da Pfizer/BioNTech, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (16), que não suspenderá as aplicações nesse público até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se pronuncie oficialmente; então neste caso, vamos seguir a orientação do Governo de Pernambuco, mantendo o processo de imunização de jovens de 12 a 17 anos”, diz a nota.

Veja também:   Confira as vagas de emprego para ST após feriado

A cidade tem 22.618 habitantes e cerca de 15.922 mil deles já receberam a primeira dose, sendo 1.286 entre 12 a 17 anos.