Foguete Starship da SpaceX explode após lançamento

Do G1

O superfoguete Starship, da SpaceX , explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de sair da base em Boca Chica, no estado americano do Texas (veja vídeo acima). Não havia tripulação neste voo de teste.

O lançamento ocorreu às 10h33 (horário de Brasília), mas a nave mais poderosa da história não conseguiu atingir a órbita terrestre.

O propulsor (Super Heavy) estava programado para se separar da cápsula da Starship, mas isso não ocorreu. A missão terminou com o veículo explodindo no céu após cerca de quatro minutos da decolagem.

Veja também:   Saiba os 7 mitos sobre orgasmo feminino e a verdade por trás deles

A empresa explicou mais tarde que alguns motores foram desligados durante o voo e, por isso, foi preciso acionar um sistema para destruir o foguete. Desde o início da operação, a SpaceX não esperava reutilizá-lo.

O voo teria duração de 1h30 se o teste tivesse sido bem-sucedido. Nesse cenário, a Starship continuaria sua subida, completando uma volta quase completa em torno da Terra antes de cair no Oceano Pacífico.

O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX , e os funcionários da empresa comemoraram por atingir o objetivo principal que seria tirar a espaçonave do solo, segundo a agência Reuters.

Veja também:   Cachorra deficiente vira funcionária de posto

“Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, disse Musk.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e a experiência de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship, à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, disse a SpaceX logo após a missão.

O foguete Starship é uma grande aposta da SpaceX, e a empresa havia adiado o lançamento dele na segunda-feira devido a um problema de pressurização no propulsor.

O veículo foi projetado para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. A ideia era que ele pudesse abrir caminho para viagens espaciais com até 100 pessoas em voos interplanetários (veja detalhes abaixo).

Veja também:   Homem de 42 anos é preso suspeito de estuprar mulher no Sertão de Pernambuco

Apesar do problema de hoje, a SpaceX tem grandes feitos em exploração espacial. A Inspiration4, por exemplo, foi uma histórica missão espacial de 3 dias orbitando a Terra.

A empresa levou civis para mais longe do que astronautas têm ido nos últimos tempos e superou os voos de outros bilionários que estão de olho nesse mercado.