Do Diario de Pernambuco 

O ex-presidente Lula (PT) criticou o governo Bolsonaro (sem partido), afirmando que Jair não teria preparo para lidar com o Governo Federal. “Ele foi preparado para ser um miliciano, e é isso que faz perfeitamente bem na presidência da república”, destacou. As declarações foram dadas em entrevista com a Rádio Folha.

No discurso, Lula criticou a forma de fazer política do presidente Bolsonaro, afirmando que o mesmo não faz diálogo e nem conversa com partes de ideologia diferente.“Bolsonaro já começou com ignorância, não só não conversa, como também compra as pessoas”, disparou. Lula tem cumprido agenda de conversa com diversas lideranças políticas, e quando questionado sobre a relação com Jair, ele afirmou que não queria ter intimidade com o presidente. “Bolsonaro é uma carta fora do baralho, não merecia estar governando o país”, assinalou.

Quanto ao combate à pandemia, de acordo com o petista, o presidente Bolsonaro tem “responsabilidade direta” de boa parte das mortes. “Este cidadão tem responsabilidade direta pelo fracasso que tivemos no combate à pandemia. Teimou contra os protocolos, fez campanha contra”, explicou. O ex-presidente também saiu em defesa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, ressaltando que estaria cumprindo “um papel extremamente importante”. “Não sei qual será o resultado, mas o que a gente tem assistido eu acho que a CPI tem prestado um serviço enorme para a democracia brasileira. Esse país está precisando de muita verdade”, ponderou.

O ex-presidente também fez uma crítica aos apoiadores do presidente, afirmando que ideologias “escravocratas” levaram ao “cidadão de bem” a votar em Bolsonaro. “Tem muita gente rica, até em Recife mesmo, que se comporta como senhor de engenho e não quer que as pessoas que viveram na senzala subam um degrau nesse país”, comentou. “Essa gente é muito preconceituosa, foi influenciada pelo ódio que foi propagado nesse país”, assinalou.

Ciro Gomes

“O problema de Ciro é que ele só gosta dele mesmo”, afirmou Lula, sobre o pré candidato pelo PDT. Alguns dias atrás, Ciro Gomes afirmou que Lula era “O maior corruptor da história desse país”, ao que o petista replicou, afirmando que Ciro queria brigar para “encontrar espaço na política”. “Ciro não é meu inimigo, ele faz política para ele mesmo e gosta de agradar os próprios ouvidos”, ressaltou Lula.

O petista destacou que não iria entrar em uma troca de farpas com o ex-governador do Ceará. “Quando um não quer, dois não brigam”, ponderou. “Eu adoraria dizer que o Ciro é um amigo, mas ele não quer ser”, explicou o ex-presidente. Lula também afirmou que, se pudesse mandar um recado para Ciro Gomes seria a afirmação de não querer brigar. “Você não é meu inimigo, é apenas um cidadão, que eu considero de bem, mas de repente está mal orientado e decidiu me xingar”, assinalou.