Da Folha de PE

Um conjunto de fósseis de organismos nunca vistos antes foi encontrado em uma das margens do rio Danshui, perto da junção com o rio Qingjiang, na China. O sítio arqueológico data de aproximadamente 518 milhões de anos atrás. A descoberta pode ajudar a detalhar os motores evolutivos da explosão cambriana, momento na história da Terra onde houve surgimento e diversificação de diversos filos de animais.

Os pesquisadores responsáveis pelo achado afirmam que 53% dos animais e algas encontrados na biota de Qingjiang são desconhecidos. Foram coletados, segundo a publicação na revista Science, na semana passada, 4.351 espécimes.

Veja também:   Influenciadora arranca pedaço da córnea ao coçar olho

O sítio chinês, de acordo com o artigo, pode ser comparado com algumas das principais jazidas arqueológicas do cambriano, como o folhelho burgess -descoberto no Canadá, em 1909, por Charles Walcott- e o sítio de Chengjiang, também na China.

Um diferencial da nova jazida arqueológica é a extensa presença, diversidade e preservação de fósseis de cnidários, incomuns nos outros importantes sítios. Em Qingjiang, foram encontradas formas de pólipo e medusa -representados, por exemplo, por anêmonas e águas-vivas- do filo.

Os grupo das ecdysozoa, composto por artrópodes, nemátodes e outros filos, é o mais diversos achado no sítio.

Veja também:   Prefeitura de ST avança na entrega de fardas e kits escolares nessa 2ª

Em um comentário sobre a pesquisa na própria revista Science, a paleontóloga Allison C. Daley afirma que a “coleção de tesouros da biota de Qingjiang fornece uma oportunidade excitante para explorar como as condições paleoambientais influenciaram a estrutura ecológica e a evolução durante a explosão cambriana”.

A pesquisadora afirma que os dados coletados no sítio arqueológico poderão, por exemplo, ajudar a determinar se ctenóforos -conhecidos como águas-vivas-de-pente- ou poporíferos são os animais mais basais. “Um debate que continua sem solução, mesmo com dados moleculares”, diz.

Veja também:   Avaliando reunião, Dantas traça críticas e diz que é errado falar em novo grupo de oposição

A descoberta da biota de Qingjiang “oferece uma fotografia da comunidade animal de 518 milhões de anos atrás”, diz Daley.