Kecya Freire, Daniele Cardoso, Manu Silva, Lika Souza e Andresa Magalhães, do Coletivo Fuáh, juntamente com Alan Jones e Roni Silva
Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García
A Concha Acústica de Serra Talhada deu vida ao 1º Encontro de Cresp@s e Cachaed@s nesta quarta-feira (18). O evento foi prestigiado por crianças, jovens e adultos que fortaleceram os movimentos negros que estão pungentes na cidade, principalmente com a proximidade do Dia da Consciência Negra. A intenção do encontro foi de reunir pessoas crespas e cacheadas para ouvir suas histórias, debater o racismo, machismo e diversidade em prol do combate aos preconceitos velados no dia a dia dos serra-talhadenses. Os candidatos e candidatas ao miss e mister beleza negra, que acontece nesta sexta-feira (20) também prestigiaram o evento.
Os presentes puderam curtir a abertura musical com Caio Sotero e Marcelo Martinus que fizeram um repertório especial para o evento, cantando sobre cachos e a luta da negritude. Em seguida, as mulheres e os homens crespos e cacheados contaram como foi passar pela transição do cabelo alisado e voltar ao cabelo natural. Um dos depoimentos emocionou a todos, a pequena Klycia Lopes emocionou a todos falando o quando ama seu cabelo volumoso e cacheado, além de cantar a música Olhos Coloridos, de Sandra de Sá, acompanhada da tia Manuella Silva tocando pandeiro.
George Carlos e Lika Souza declamaram versos que falavam sobre gênero, sobre a negritude e as belezas do Sertão. No encerramento, o talento Kakázinho Barros cantou os melhores sambas do seu repertório e ainda abriu espaço para participações animarem a noite. De acordo com as organizadoras o encontro foi o ponta pé inicial. “O encontro foi lindo e inspirador. Vamos reunir as negras e negros interessados em montar um coletivo com estatuto e tudo. Gostaríamos de agradecer a todos que participaram, ao FAROL pelo espaço, Elis Lopes foi fundamental nesse processo, Kakázinho pelo apoio total. Ainda vai ter muito Fuáh em Serra Talhada”, garantiu Manu Silva.
Caio e Marcelo fizeram um rock n’ roll militante e alucinado na abertura do 1º Encontro de Cresp@s e Cachead@s de Serra Talhada
Klycia Lopes, deu um show acompanhada da tia Manuella Silva e Kakázinho Barros
A Concha ficou recheada de lindezas negras nesta quarta-feira (18)
6 comentários em Foto Farol: Música, poesia e militância marcaram 1º Encontro de Cacheadas em ST