Na reta final do ano, a Capital do Xaxado sofreu mais um derrota na área de saúde. Segundo informações do Blog do Itamar, a cidade de Afogados da Ingazeira, que é governada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), de Eduardo Campos, vai receber um Centro de Hemodiálise até o final de 2013. A garantiu foi dada pela médica Márcia Moura, proprietária do Centro Hospitalar José Evóide de Moura (CHJEM).

“Foi uma promessa do secretário de saúde e do governador Eduardo Campos”, comemorou. O centro de hemodiálise é uma antiga reinvidicação de parcela da população que precisa destes serviços. Muitos viajam até Caruaru ou Arcoverde para realizar sessões de hemodiálises semanais. Enquanto, de um lado, a população de Afogados comemora a notícia, de outro, em Serra Talhada, o clima é de decepção.

“Eu não entendo como os políticos não conseguem uma clínica dessa para nossa cidade. É difícil entender porque Serra é o maior dos municípios da região e, por isso, tem mais gente que precisa”, desabafa a dona de casa Maria Vieira, 45, com ar de revolta. Ela tem um exemplo em casa, a mãe, Maria Constância de Souza, 69, que sofre com a falta de bombeamento de sangue para os rins.

O centro de hemodiálise já foi mote utilizado pelos políticos serratalhadenses, principalmente, para fortalecer o discurso de que a Capital do Xaxado é o 4º polo médico de Pernambuco. Houve um período em que se anunciou até mesmo o local em que funcionaria o empreendimento.