Frente fria derruba temperaturas pelo país – Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Por Metrópoles

Uma frente fria avança pelo Brasil, o que deve provocar tempo instável e derrubar temperaturas durante a semana. Dessa forma, as chuvas que causaram alagamentos e transtornos no Sudeste no fim de semana se movem para o interior do país, resultando em temporais no Centro-Oeste e no sul do Nordeste.

Nesse domingo (21/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta laranja para chuvas intensas em 10 estados brasileiros. O alerta laranja é o segundo na escala utilizado pelo Inmet, que varia entre o amarelo (perigo potencial), o laranja (perigo) e o vermelho (grande perigo).

O alerta laranja, que significa situação de perigo para chuvas e ventos intensos, vale para as seguintes unidades da Federação: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. Nessas regiões, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm.

Só não estão em alerta para chuvas os seguintes estados: Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Os demais estados brasileiros e o Distrito Federal estão em alerta amarelo.

Chuvas e frio

A chuva vai mudar o cenário de tempo quente e seco registrado na semana anterior, contribuindo também para o aumento na umidade do solo. Além das chuvas que devem atingir boa parte do Brasil, a frente fria amenizará as temperaturas ao longo desta semana.

Veja como fica o tempo pelas regiões:

  • regiões Sul e Norte: a previsão é de chuvas ao longo da semana. Mas com pancadas mais isoladas.
  • sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo: chuva persistente.
  • Região Sudeste: a temperatura não deve passar dos 30°C.
  • capitais do Centro-Oeste e do Nordeste: as máximas que superaram os 36°C devem ficar mais próximas dos 30°C.
  • Região Sul, Paraná e Rio Grande do Sul: temperaturas mais amenas, na casa dos 27°C. Já Santa Catarina, que estava com termômetros beirando os 20°C nos últimos dias, pode registrar máximas de até 30°C.
  • Na Região Norte: temperaturas próximas ao que foi observado na semana anterior, por volta dos 35°C.