DSC_0461

 Fotos: Farol de Noticias/Alejandro García

Um esporte pouco conhecido no sertão pernambucano está ganhando o gosto de estudantes em Serra Talhada. Estamos falando do frisbee, que nasceu na década de 40 nos Estados Unidos, mas teve o nome registrado oficialmente em 1959. A atividade é uma modalidade esportiva tanto de competição quanto de lazer, que emprega, em sua prática, um disco de plástico redondo para lançamento de longas distâncias. O esporte conta até com campeonato mundial, Pan-Americano, Sul-Americano, seleção e federação brasileira de frisbee.

Na Capital do Xaxado, está sendo trabalhado, de maneira inovadora, pelo professor de educação física Ronnie Sampaio na escola municipal Antônio Medeiros. Em contato com o FAROL, ele explica que os adolescentes estão aprendendo os primeiros fundamentos do frisbee e a resposta está sendo positiva. “O frisbee tradicionalmente conta com um espírito de nobreza esportiva que delega a responsabilidade do jogo limpo para cada jogador”, explica o professor Ronnie Sampaio, complementando:

“Todas as crianças e jovens que praticam assumem a responsabilidade de não violar intencionalmente as regras. Existe um código de honra e respeito mútuo entre todos os alunos. Claro que o esporte de alta competitividade é estimulado, mas nunca à custa da perda destes valores e é esse espírito cidadão e de parceria que estamos tentando trabalhar com os alunos. Importante destacar que este é o único esporte no mundo que não possui árbitros”.

CONHECENDO O FRISBEE

DSC_0470-1

Duas equipes de sete jogadores cada competem para marcar o maior número de gols possível. Os integrantes da equipe atacante passam o frisbee de jogador para jogador. Ao recebê-lo, devem fixar um pé de pivô (ao estilo do basquete) e passá-lo antes de dez segundos. Os integrantes da equipe de defesa devem impedir que os atacantes recebam o frisbee na zona de gol.

Além de uma discussão final com o estudantes, o professor Ronnie Sampaio observa que o esporte vai ajudá-lo a estimular o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, criatividade, disputa e respeito.

 

DSC_0478DSC_0463

DSC_0464