Do G1

Um funcionário de um restaurante foi agredido depois de pedir o comprovante de vacinação a um cliente na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (15).

Câmeras de segurança do estabelecimento registraram o momento em que o recepcionista foi agredido pelo homem ao solicitar que ele mostrasse a carteira de vacinação com o registro dos imunizantes contra Covid-19.

Nas imagens é possível ver que o homem, que está usando a máscara de forma incorreta e descalço, agride o funcionário com socos e o empurra.

No vídeo também é possível perceber que outros clientes que estavam no local ficaram assustados com a ação.

O homem que se recusou a apresentar o comprovante de vacina e agrediu o recepcionista chegou a entrar no estabelecimento, mas a proprietária do restaurante pediu que ele se retirasse do local.

Ainda de acordo com a proprietária do restaurante, o caso foi comunicado à Divisão de Vigilância Sanitária e um boletim de ocorrência deverá ser registrado ainda nesta quinta (16) na delegacia de Polícia Civil de Santarém para os procedimentos cabíveis.

g1 tenta contato com o homem que agrediu o funcionário do restaurante.

Nota do restaurante

 

Por nota, a direção do restaurante Do Italiano informou que não se sente apoiada pelo poder público. A sua ausência, principalmente em campanhas de conscientização efetivas e fiscalização, têm deixado o peso do controle sob a responsabilidade total dos empresários.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

Ainda segundo a nota do estabelecimento, o Restaurante Do Italiano tem sido alvo de diversas críticas via mídias sociais e agressões verbais, por seguir os protocolos e cobrar de todos os seus clientes o cumprimento dos Decretos.

A direção do estabelecimento conclui que busca ser exemplo para a comunidade local, trabalhando arduamente para manter a Vila de Alter do Chão protegida, pois entende que é papel de todos como cidadãos e empresários proteger a equipe, clientes e a comunidade no geral.

Apoio Jurídico

 

A Prefeitura de Santarém informou que está prestando todo apoio necessário ao funcionário agredido e ao estabelecimento. A prefeitura se dispôs a dar suporte jurídico, caso seja necessário.

Decreto

 

O documento institui política de incentivo à vacinação e vincula o licenciamento de estabelecimentos e eventos, assim como, a lotação independentemente de sua capacidade, à comprovação de esquema vacinal completo dos frequentadores.