leitor

Farol com fotos e informações da Assessoria

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encerrou nessa segunda-feira (18), o ciclo de capacitação dos 610 leituristas, realizada por técnicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, para atuação desses profissionais como agentes multiplicadores das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O grupo de hoje reuniu 160 colaboradores Região Metropolitana, Recife e Zona da Mata, as atividades começarão o no próximo sábado (21), até o dia 02 de fevereiro. Além do treinamento de hoje, foram capacitados 450 leituristas em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, que já cumpriram o ciclo de visita do mês de leitura dos hidrômetros.

Segundo o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, a companhia atendeu ao apelo feito pelo governador Paulo Câmara, contribuindo na articulação e mobilização junto com todas as secretarias e órgãos vinculados no combate ao mosquito da dengue, cujas doenças estão registrando dados alarmantes. Na avaliação do diretor da Compesa, a receptividade dos leituristas para esta missão foi extraordinária. “Esses profissionais não se intimidaram com algumas negativas encontradas em alguns imóveis, conseguiram sensibilizar essa minoria, resultando em um trabalho muito positivo”, afirmou Aldo Santos.

Leiturista há 10 anos, Maurilio Ferreira do Nascimento, 35 anos, está otimista e orgulhoso da sua missão. “Acredito que iremos contribuir para reduzir os casos da doença, ajudando à população com as informações e orientações que aprendemos no treinamento”, afirmou.  Rafael Manoel dos Santos, 27 anos, é outro leiturista empolgado com a possibilidade de ajudar as pessoas. “Sei da gravidade da situação da dengue e vou fazer de tudo para ajudar as pessoas, repassando todo o conhecimento que aprendi sobre o mosquito e como se prevenir dele”, disse.

aldo santos e plateia