Vários funcionários da Estação de Pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Caruaru, no Agreste do Estado, têm vivenciado situações de desconforto com a forma de tratamento dispensada pela atual gestão da unidade.
Segundo denúncias relatadas ao sindicato da categoria (SINTAPE), os trabalhadores estariam sendo vítimas de intimidação e desrespeito, com xingamentos feitos pelo gestor. “De acordo com os funcionários, regularmente, o gestor chama palavrões de baixo calão e grita com os trabalhadores, o que levou alguns destes a pedir transferência para outras unidades”, relata o presidente do sindicato, Antônio Angelim.
Os pedidos de transferência, conforme relatado ao sindicato, se sustentam na concepção de que o ambiente não está mais adequado ao desenvolvimento das atividades dos trabalhadores, pois muitos correm o risco de ter sua saúde comprometida, devido ao tratamento proferido pelo gestor da Estação.
O SINTAPE entrou com representação no Ministério Publico da cidade de Caruaru, onde ocorreu um audiência virtual dia 24 de outubro de 2023. “Estamos aguardando o posicionamento do MP sobre essa situação. Nosso interesse é preservar a saúde de todos os trabalhadores daquela unidade”, frisa Angelim.