Fundador do distrito de Varzinha foi sepultado nesta 6ª

Publicado às 03h44 desta sexta-feira (27)

Faleceu nessa quinta-feira (26) no município de Salgueiro, no Sertão Central, o comerciante Silvino Firmino de Lima, natural de Serra Talhada e fundador do distrito de Varzinha, localizado às margens da BR-232.

‘Seu Silvino’ completou 100 anos em julho passado e após sentir-se mal, faleceu num hospital de Salgueiro.

O sepultamento do serra-talhadense aconteceu nesta sexta-feira (27), às 16 horas, em Varzinha.

Silvino Firmino nasceu com o dom que marca os homens empreendedores. Mesmo não sabendo ler, foi um dos maiores, senão o maior distribuidor de combustíveis no Sertão nordestino.

De uma pequena mercearia, colocada às margens da estrada, passou a ser comprador de caroá, de milho, de algodão e de outros produtos, chegando a instalar seu primeiro posto de gasolina, equipado com toda infraestrutura de apoio aos caminhoneiros e viajantes. Tornou-se, portanto, o maior homem de negócios de toda aquela região.

‘Seu Silvino’ está presente em todos os momentos importantes do distrito de Varzinha, seja na fundação do povoado, na construção do cemitério,na construção da igreja, na energia com grupo gerador, no prédio da escola e, principalmente ajudando aos seus familiares.

Foi ele quem também muito contribuiu para com o setor empresarial de Salgueiro (PE), cidade onde patenteou moradia e que o adotou como filho muito afetuoso.

Farol com informações de Ivo Júnior