Do Metrópoles

 

Londres – Contínuas homenagens expostas em lojas e estabelecimentos do centro de Londres ambientam o clima agitado que acordou a capital da Inglaterra nesta terça-feira (13/9). A cidade se prepara para receber o corpo da rainha Elizabeth II, que está previsto para sair de Edimburgo, na Escócia, e chegar no Palácio de Buckingham por volta das 19h (horário local).

Painéis de LED exibem mensagens de condolências nas áreas de Leicester Square, Picadilly Circus e em diversas estações de metrô.

Além disso, lojas e restaurantes tradicionais em Picadilly e Regent Street mantêm algumas de suas vitrines com mensagens e fotos da rainha e bancas de souvenires também expõem, em primeiro plano, produtos temáticos de Elizabeth II, como bandeiras, ímãs e acessórios comemorativos do Jubileu de Platina, comemorado em junho deste ano.

Funeral da rainha

O Palácio de Buckingham confirmou que a Elizabeth II será enterrada dia 19 de setembro. O rei Charles decretou feriado nacional no Reino Unido. O funeral da rainha ocorrerá na Abadia de Westminster, no centro de Londres, e membros da família real seguirão o caixão a pé, assim como fizeram com os corpos da princesa Diana e do duque de Edimburgo.

Líderes de estado, primeiros-ministros e presidentes, e personalidades públicas serão convidados a adentrar a Abadia para uma missa, que será transmitida ao vivo pelos canais de televisão. Dois minutos de silêncio nacional são esperados. O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença na despedida da monarca.

No mesmo dia, o caixão de Elizabeth II será levado para a Capela de St George, no Castelo de Windsor, para outra celebração religiosa. O destino final de descanso do caixão será na capela em memória do rei George VI, um anexo à capela principal. Lá foram enterrados os pais da rainha e se encontram as cinzas de sua irmã, a princesa Margaret.