cunha(Do Jornal do Brasil)

A Procuradoria Geral da República destacou que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), teve mais sorte do que um ganhador da Mega Sena. A afirmação está em um dos documentos que a PGR aponta como prova para pedir o afastamento de Cunha ao Supremo Tribunal Federal, de acordo com informações do portal de notícias Brasil 247.

Cunha teria lucrado R$ 917 mil com papéis emitidos por fundos de investimento movimentados pela Prece, fundo de pensão dos funcionários da Cedae, companhia de água do Rio. As transações suspeitas ocorreram entre abril de 2004 e fevereiro de 2005, e também foram alvo de uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo o documento, a apuração da CVM constatou que as taxas de sucesso de Cunha nas operações foram de 100% no mercado de dólares e de 98% em outro papel. O parlamentar teria atuado em 23 pregões. O esquema ocorreria da seguinte forma, depois de tomar conhecimento prévio do resultado que as operações iriam gerar, “os operadores deixaram para os fundos todos os negócios com preços desfavoráveis”, enquanto alguns clientes determinados das corretoras “realizaram compras e vendas do mesmo contrato futuro que, invariavelmente, resultavam em ‘ajustes do dia’ positivos”.