O Governo de Serra Talhada fez adesão ao Garantia-Safra, programa do Governo Federal, e cerca de 5.200 agricultores já recebem os seus carnês nesta segunda-feira (14), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), no centro da cidade. O Garantia-Safra concede auxílio financeiro no valor de R$ 780 de forma parcelada aos agricultores que tiveram perda da produção em virtude da estiagem prolongada.

“Aderimos ao programa porque somos sensíveis a este momento difícil por qual passa o homem do campo. Apesar das dificuldades financeiras neste começo de gestão, o governo não poderia virar as costas aos agricultores”, disse o prefeito Luciano Duque (PT). O programa é tripartite com contrapartidas da prefeitura, governo do Estado e do próprio agricultor, que desembolsa R$ 9,90 para receber o benefício integral.

Na zona rural de Serra Talhada o cenário é de abandono, com barreiros e açudes vazios e ausência de pasto. Técnicos do governo municipal estimam que metade do rebanho bovino da Capital do Xaxado já foi dizimado pelos efeitos da estiagem.