Cida: “Comida tradicional só no mercado público”

Publicado às 13h58 desta quinta-feira (16)/Fotos: Max Rodrigues

Por Clayson Cabral, especial para o Farol

O Mercado Público de Serra Talhada, no Centro, possui uma variedade infinita de produtos de couro, gaiolas, redes de dormir, artigos em alumínio e utensílios domésticos, mas também possui uma praça de alimentação tipicamente do sertão, com uma gastronomia de dar água na boca onde quem passa não pode deixar de conhecer.

A reportagem do Farol esteve no local nessa quarta-feira (15), em plena hora do almoço, e conversou com frequentadores habituais do mercado, além de cozinheiras que marcam a gastronomia do mercado. Entre elas, a dona Selma de Sá Sousa, 44 anos, que já trabalha no local há 18 anos e tem orgulho do que faz.

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

“Aqui o nosso carro chefe é o arroz vermelho, baião de dois e feijão verde, sarapatel e o bode, que  não pode faltar de jeito nenhum, é o carro chefe da gente. São as comidas tradicionais do sertão é só aqui mesmo no mercado público de Serra Talhada”, detalha com alegria.

Mas o Mercado Público, por estar localizado na área central da cidade, é muito visitado também por pessoas de outras localidades e classes, moradores da zona rural, como também de outras cidades.  Evandro Rodrigues, 61 anos, aposentado que reside Triunfo, diz que sempre vem a Serra Talhada, mas não deixa de fazer refeição no mercado.

“Sempre venho a Serra Talhada resolver minhas coisas e ver minha filha e sempre passo no mercado para degustar aquele guisado de bode e arroz vermelho para almoçar, muito bom”, garantiu.

Veja também:   Colisão com viatura policial deixa jovem ferido em ST

A Maria Aparecida, 50 anos, já trabalha com almoço há 10 anos e disse que o que vende mais é o arroz
vermelho e o bode com caldo. “Sai de tudo um pouco, fígado, frango assado, verduras, mas o bode e arroz vermelho sai muito e o precinho também é muito bom”, concluiu.

Os clientes do mercado já começam a almoçar muito cedo, geralmente entre 9 e 10 horas da manhã, e exigem mais o arroz  vermelho com carne de bode. E o preço é bastante acessível a partir, de R$ 9″, resumiu.