Publicado às 05h30 deste domingo (27)

O popular ‘gatonet’- instalações clandestinas de internet em postes de Serra Talhada- é o principal responsável pelas constantes quedas de energia em bairros como o Bom Jesus e o Ipsep. Esta revelação polêmica foi feita esta semana, na tribuna da Câmara Municipal de Serra Talhada, por Rogério Alves, supervisor do grupo Neonergegia/Celpe no município. Ele aproveitou para pedir ajudas aos parlamentares.

“Não há sistema elétrico infalível, sabemos disso e estamos preparados para as eventualidades com falha de equipamentos e fenômenos da natureza. Porém, um problema antigo continua interferindo no fornecimento da energia que é as construções que direcionam as bicas das casas para a fiação elétrica, causando vários transtornos”, explicou o supervisor, reforçando:

“Convido os senhores vereadores para fazermos uma visita in loco ao bairro Bom Jesus para conferirmos como as bicas estão posicionadas, além de pedir o apoio para que possamos limpar os postes do “gatonet”, que também tem causado muitos problemas quanto ao fornecimento de energia, bem como o risco de energia na rua”.

REAÇÃO

Após o apelo, alguns parlamentares reagiram, afirmando que a empresa tinha o dever de fazer o combate ao ‘gatonet’, não sendo, portanto, atribuição da Câmara. “Se as empresas regulares pagam e a Celpe tem um profissional que recebe esse pagamento e cadastrar a empresa, é necessário que também tenham um funcionário que fiscalize essas localizações”, disse o vereador Zé Raimundo.

Já o líder da Oposição, Pinheiro do São Miguel, foi taxativo: “Precisa fazer a limpeza sim, mas não jogando a responsabilidade para a Câmara e os vereadores. Nós daremos o apoio, porque é injusto com quem está regular e se prejudica pelos que não estão, mas é uma ação da empresa”, disse. O petista Manoel Enfermeiro também reagiu: “A Celpe busque as empresas irregulares para cobrar que se regularizem e funcionem de forma correta”.