Do G1 AutoEsporte

Brasil chegou a ser o único mercado do mundo onde as três gerações do Hyundai Tucson conviveram ao mesmo tempo. Este tipo de estratégia não é uma exclusividade das filiais brasileiras das fabricantes, e faz sucesso na África do Sul, onde o mercado tem aproximadamente um quarto do tamanho do brasileiro.

O país é um exemplo de como a atual geração de um veículo pode conviver com opções anteriores – e em alguns casos, vender mais do que a opção mais recente. O G1 esteve lá para o lançamento do Audi A7, na Cidade do Cabo.

Um exemplo dessa convivência “amistosa” é o Volkswagen Citi, nome que a filial sul-africana deu para o Golf de primeira geração, descontinuado na Europa em 1983. Na África do Sul, o modelo ficou em linha – junto com as gerações seguintes – até 2009, quando deixou de ser produzido depois de quase 400 mil exemplares saírem da fábrica.

Não é preciso andar muito para cruzar com algum Citi na Cidade do Cabo – nos mais variados estados de conservação. Ele foi oferecido com diversas motorizações, 1.4, 1.6 e 1.8. Em seus últimos anos, seu interior era baseado no do Polo.