upae 3O secretário de Saúde de Serra Talhada, Luiz Aureliano Carvalho, abriu o verbo para reclamar que a UPA-E, instalada pelo Governo de Pernambuco no bairro da Cagep, não “acrescentou nada” para a cidade. Em entrevista a rádio A Voz do Sertão AM, nesta segunda-feira (28), Aureliano disse  que a UPA-E, inaugurada pelo pré-candidato à presidência da República Eduardo Campos (PSB) recentemente, está oferecendo os mesmos serviços prestados em postos de saúde do município. Mesmo não declarando, a opinião do secretário soou mais como provocação política, que uma avaliação técnica.

“A chamada UPA-E que foi inaugurada aqui pelo estado do Pernambuco, na verdade não é uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), é uma Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado. E só está funcionando com quatro especialidades e que nós já tínhamos em Serra Talhada”, disse Aureliano, provocando: “não acrescentou nada de novo e também não fez nenhum exame até a data de hoje (28 de abril). Também não acrescentou nada de novo nessa área [de exames]”.

Aureliano aproveitou para desenterrar uma promessa antiga, que existe desde a época da gestão da ex-secretária de Saúde Socorro Brito, de que uma “upinha” municipal irá atender no bairro Bom Jesus e lembrou que uma UPA-24h, do Governo Federal, será instalada no bairro Ipsep.

RESPOSTA

“Acredito que falta conhecimento de algumas pessoas que não sabem como funcionam a UPA-E e que devem conhecer primeiro para emitir opinião”. Foi assim que o coordenador médico da UPA-E, Dilson Peixoto, rebateu as críticas emitidas pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Aureliano. Em entrevista nesta terça-feira (29), na rádio A Voz do Sertão, Dilson Peixoto garantiu que a UPA está oferecendo vários serviços (e que são geralmente caros na rede privada), e não apenas quatro especialidades, como apontou Aureliano Carvalho.

“Eu invisto na causa e a causa da UPA-E eu quero defender, que é uma causa pública, que vai atender realmente a população necessitada de Serra Talhada: àqueles que não têm condições de pagar um neurologista, um oftalmologista, um cardiologista, um otorrinolaringologista, um “gastro”, um endocrinologista, um dermatologista, fazer uma ultrassom, uma endoscopia que são exames caros na rede particular. É isso o que estamos defendendo na UPA-E”, esclareceu o médico Dilson Peixoto, que ainda fez uma provocação a Aureliano.

“Nenhum trabalho se inicia em 100%  em canto nenhum e todo mundo sabe disso. Nunca tive o prazer de conhecer o secretário para mostrar os nossos serviços. O secretário está enganado e desinformado. Não tem só quatro especialidades como disse. Desde o começo estamos atendendo neurologia e outras especialidades. É só ele aparecer aqui. Quando a pessoa não está informada do que está oferecendo não deve falar que só tem quatro especialidades”, finalizou.