Gestão de Irlando recebe Selo Prata em transparência pública

Da Assessoria

Publicado às 05h10 desta segunda-feira (28)

O levantamento da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) foi divulgado na semana passada, e Santa Cruz da Baixa Verde, ficou muito bem colocado dentro do ranking, ficando inclusive na frente de Serra Talhada e outras cidades pernambucanas.

A instituição avaliou em todo o país 7.938 instituições e a Capital da Rapadura teve 78,44% de aprovação, recebendo assim, o Selo Prata da instituição. O objetivo da Atricon é de fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.

“Nosso objetivo é o cumprimento integral dos preceitos constitucionais que regem e norteiam a função pública, sobretudo no que diz respeito à participação da sociedade, valendo-se de ferramentas de transparência como o portal da transparência para o exercício do controle social, visando um melhor aproveitamento na aplicação dos recursos e a fiel execução das políticas públicas. Este ano recebemos o Selo Prata, em 2023 vamos em busca do Ouro ou Diamante.”, ressalta o prefeito Irlando Parabólicas.

A avaliação confere selos de reconhecimento a municípios de todo o Brasil, de acordo com o nível de cumprimento dos critérios essenciais em transparência pública, sendo eles: Diamante, quando atingido entre 95% e 100%; Ouro, quando atingido entre 85% e 94%; e Prata, quando atingido de 75% a 84%.

Durante o processo, foram avaliados os portais de transparência de todo o país, mantidos pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas.