Da Assessoria

A pauta da saúde, em específico, dos profissionais de enfermagem foi discutida no Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O assunto foi levado ao órgão pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV).

O parlamentar foi recebido pelo presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, com quem conversou sobre dois problemas existentes no estado: o pagamento do piso salarial e o atraso no pagamento dos plantões extraordinários.

“São quatro meses de atraso no pagamento dos plantões, como se não bastasse tudo o que a enfermagem vem passando por conta da luta pelo piso. Temos vivido um tempo de muito cansaço e exaustão psicológica e física. Vim aqui com o objetivo de definir diretrizes para que a gente possa fazer denúncias robustas, para que possam ser investigadas da forma que a lei determina”, explicou Gilmar Júnior.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A reunião foi muito produtiva e já tem desdobramentos agendados. O presidente do TCE-PE se comprometeu a iniciar as investigações sobre os atrasos dos plantões extraordinários.

Outro ponto acertado foi a presença de um representante do Tribunal à audiência pública promovida pela Frente em Defesa dos Profissionais de Enfermagem, que vai acontecer no dia 20 de maio, na Alepe.

Essa foi a segunda ida do deputado ao TCE-PE somente este ano. Da primeira vez, o parlamentar relatou inconsistências em relação ao cálculo do piso salarial da enfermagem:

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

“Em relação à denúncia que havia feito, a investigação já está em andamento. Considero um grandíssimo avanço e me certifico que não basta somente falar, enquanto parlamentar, temos que acionar os órgãos de controle para que a gente tenha justiça em Pernambuco”.