Publicado às 05h25 desta terça-feira (31)

O Governo do Estado está mobilizando a campanha Pernambuco Solidário como forma de arrecadar doações de itens de primeira necessidade para atender as pessoas afetadas pelas chuvas. Nesta segunda-feira (30), 18 pontos passam a funcionar como locais de coleta, um deles com drive-thru, no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Sanharó, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Ouricuri, Serra Talhada, Salgueiro, Sertânia e Petrolina. Esses equipamentos receberão donativos de pessoas físicas ou empresas de segunda a sexta, das 8h às 17h. Podem ser doados alimentos, água mineral, roupas, itens de higiene pessoal e colchões, por exemplo. Todo o material será destinado a comunidades e abrigos emergenciais montados nos municípios afetados.

A campanha coordena a integração entre o Governo do Estado, prefeituras, organizações da sociedade civil e empresas privadas, gerenciando a logística de arrecadação e doação de alimentos e itens de primeira necessidade para as cidades que sofreram com as fortes chuvas, além de supervisionar a atuação nos abrigos provisórios instalados nos municípios. “Estivemos visitando locais de abrigo e percebemos que alguns têm recebido muitas doações, inclusive sem muito espaço físico para armazenar tantos produtos, enquanto outros ainda carecem de alguns materiais. Por isso, estamos nos juntando a esses esforços, recebendo essas doações que estão chegando da população para direcioná-las de maneira mais uniforme, aliviando o trabalho das equipes que estão nesse atendimento”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley.

RECURSOS – Outra frente da campanha Pernambuco Solidário será a viabilização de recursos para a Assistência Social nos municípios. Serão liberados R$ 2,5 milhões em cofinanciamento por meio de repasses do Fundo Estadual de Assistência Social para os Fundos Municipais de Assistência Social de 57 cidades situadas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata do Estado. Esse montante vai fortalecer os CRAS, CREAS e outros equipamentos de assistência à população, além do pagamento de benefícios eventuais, que custeiam despesas em situações de nascimento, morte e calamidade pública.

Local de doação em Serra Talhada

Escritório Regional da Adagro em Serra Talhada

Av. Afonso Magalhães, s/n, Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada-PE