Governo anuncia retorno do auxílio emergencial com valor reajustado

Foto: Reprodução/FDR

Por FDR Notícias

O governo federal anunciou um novo programa de auxílio financeiro, implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Agora, mulheres no Distrito Federal ganham um ‘subsídio’ que busca fortalecer os direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O programa “Agentes da Cidadania“ oferece um benefício mensal de R$ 300, por até 12 meses, para mulheres que enfrentam extrema pobreza, violência doméstica, discriminação ou que vivem em situação de rua.

Objetivos e Beneficiários do Programa
A iniciativa “Agentes da Cidadania” tem como foco principal mulheres em extrema pobreza, cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que estão em acompanhamento familiar nas unidades de assistência social e que enfrentam violência e discriminação.

Veja também:   Calendário do PIS 2024 já foi definido pelo governo; veja quando será pago

Para ser elegível ao auxílio de R$ 300, é necessário residir em uma região administrativa com vagas disponíveis e ser a única integrante da família a receber a bolsa social do programa.

Durante a vigência do programa, as mulheres selecionadas deverão participar de atividades sociais, como reuniões e encontros, que visam a construção de estratégias para enfrentar as adversidades do dia a dia, em colaboração com a equipe do projeto.
Como atualizar os dados do CadÚnico online
Existe a possibilidade de atualizar os dados no CadÚnico de forma remota. Mas, é preciso atenção, já que este procedimento é exclusivo para famílias que não tiveram nenhuma mudança nos últimos dois anos. Toda alteração precisa ser feita através do procedimento presencial.

Veja também:   Salário-maternidade ganha novo público alvo

O que pode ser realizado também de maneira online é um pré-cadastro. Ele antecipa a entrevista socioeconômica e poupa o tempo de atendimento no CRAS. Para passar pelo processo de atualização, basta:

  • Acessar o app Meu CadÚnico ou site do CadÚnico;
  • Fazer login com a sua conta gov.br;
  • Selecionar a opção “Atualização cadastral”;
  • Confirmar as informações existentes;
  • Clicar em “Enviar cadastro”.