Publicado às 06h14 desta quarta-feira (2)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) colocou em funcionamento 40 novos leitos de terapia intensiva no interior pernambucano desde a semana passada. Desse total, 30 foram no Agreste e 10 no Sertão.

No Agreste, foram 10 no Hospital Perpétuo Socorro, em Garanhuns; 10 no Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros; e 10 no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru. Esse último é o maior do interior do Estado com esse tipo de assistência, totalizando, agora, 110 leitos de UTI. Já no Sertão, as 10 UTIs foram disponibilizadas no Hospital Eduardo Campos,  em Serra Talhada, totalizando  80 apenas de terapia intensiva.

“Já temos a maior rede de terapia intensiva do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com mais de 1,7 mil vagas. Desde o ano passado, estamos fazendo toda a mobilização necessária de recursos humanos, equipamentos e insumos para garantir a assistência dos pacientes. Os esforços continuam, mas contamos com o apoio de todos para evitar novos adoecimentos e diminuir a pressão sob o nosso sistema de saúde. Precisamos continuar conscientes da importância das medidas sanitárias, pois a adesão delas será decisiva para salvarmos vidas”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.