Assusta o número de depósitos de lixos oriundos do descarte de materiais de empresas em Serra Talhada. Apenas na manhã desta terça-feira (12), a Secretaria de Meio Ambiente e Igualdade Racial do município identificou nove pontos onde estabelecimentos comercais da cidade vêm jogando – há vários anos – resíduos sólidos. O problema, relata o secretário responsável pela fiscalização, Euclidez Ferraz, é que quem acaba sendo responsabilizada pela má condução dos dejetos é a prefeitura. Recentemente, o poder público foi autuado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) devido o avanço de depósitos de lixos em espaços públicos.

“A Secretaria de Meio Ambiente mapeou os principais depósitos de lixo existentes em vários pontos da cidade e identificou que a maioria deles é oriunda do descarte realizado pelas empresas”, disse Ferraz. Diante disso, a prefeitura planeja convocar a CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) para pensar uma solução para o problema. “Assim que terminarmos esse diagnóstico, que deve levar cerca de uma semana, iremos dialogar com a CDL para traçarmos um plano urgente para deixarmos a cidade mais bonita e claro, evitarmos que o governo seja novamente alertado pelos órgãos de controle”.

Em apenas uma manhã, a Secretaria de Meio Ambiente e Igualdade Racial identificou depósitos de lixo empresariais nestes pontos:

1 – Em frente à entrada da FIS (Faculdade de Integração do Sertão) na BR 232

2 – Avenida Afonso Magalhães (2 pontos: em frente ao Ginásio Egídio Torres e próximo ao supermercado Mercantil)

3 – Na BR 232:

*Em frente a loja Premocil

*Entrada do bairro Ipsep

*Próximo à entrada da estrada que leva ao IPA (Instituto Agronômico de Pernamuco) de fronte às lojas de autopeças.

*No bairro Borborema – próximo da entrada que leva ao bairo Bom Jesus

4- No bairro Caxixola depois da linha do trem.

FOTOS RETIRADAS PELA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE: