Publicado às 13h55 desta quarta-feira (1º)

O hospital de campanha que deverá ser montado em Serra Talhada com mais de 100 leitos para combate ao avanço do Covid-19 no interior de Pernambuco [veja aqui] é uma ação, exclusiva, da Secretaria Estadual de Saúde.

O alerta foi feito nesta quarta-feira (1º) em tom de preocupação pelo deputado federal Sebastião Oliveira.

Ele afirmou, durante o programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM, que o governo Luciano Duque se apropriou do anúncio indevidamente, criou banners e compartilhou nas redes sociais da Prefeitura a informação do hospital omitindo que a ação advinha do Governo de Pernambuco.

O FAROL acompanhou a repercussão do banner nas redes sociais do Poder Municipal e atestou que muita gente vem parabenizando o prefeito Luciano Duque pela suposta ação. No banner, há o anúncio do hospital de campanha, a logomarca da Prefeitura e, logo abaixo, o link @marciaconradolorena.

GOVERNO DE PE E SEBASTIÃO LAMENTAM

“A informação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que lamenta isso ter sido vazado e ainda mais estar sendo utilizado como apropriação indébita da Prefeitura Municipal de Serra Talhada que [até agora] sequer fez ainda uma unidade de triagem para o casos de quadros que não deveriam ir para o Hospam, então assim… “, ponderou, Sebastião Oliveira, em tom de indignação:

“Eu acho lamentável estar vindo para a imprensa neste momento para desmentir mais uma fake news, mas nos cabe que nesse momento a verdade tem que prevalecer. Então, estou aqui dando o testemunho – que acabei de conversar com Dr. Gustavo da SES e João Antônio [Hospam] e Carla Milela [XI Geres],  estão preparando uma nota oficial para desmentir essa circulação de apropriação indébita de uma ação que é exclusiva do Governo de Pernambuco e da Secretaria de Estadual de Saúde”.

NÃO HÁ, AINDA, UNIDADE DE TRIAGEM EM ST

“Eu não quero aqui julgar as ações da Prefeitura, eu já disse que não vou fazer política em relação a esse assunto, mas eu quero restabelecer a verdade e dizer que nesse ponto há uma falha, tá? E qual é a falha que há nesse momento? É de [a Prefeitura] não ter um centro de triagem para que os quadros do município só vão de fato à unidade respiratória do Hospam àqueles casos que precisam de um suporte maior do hospital, ou seja o casos de maior complexidade. Então, nisso a Prefeitura tem falhado sem dúvida nenhuma. Há duas semanas que a gente cobra de João Antônio [diretor do Hospam] e João Antônio afirma que cobra da secretária [Márcia Conrado um centro de triagem].

DESAFIO PARA MÁRCIA E DUQUE

“Então, se a Prefeitura quer de fato fazer alguma ação dela – e [caso faça, do mesmo jeito] que eu venho aqui desmentir hoje que esse hospital de campanha não tem a paternidade da Prefeitura – eu venho também aplaudir se a secretária [Márcia] deixar de fazer política num momento desse de muita desolação e passar a tomar as providências que cabem à Prefeitura, como [a criação] desse centro de triagem antes que os pacientes [suspeitos] em Serra Talhada irem ao Hospam. [Caso façam isso] Eu venho da mesma maneira que eu vim desmenti-los, eu venho aplaudi-los aqui”.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Já em conversa com o Farol de Notícias, por telefone, nesta quarta (1º), Sebastião Oliveira revelou que a SES vai acionar o Ministério Público para que o governo Duque responda (com base no banner) qual será a participação da Prefeitura na construção dessa nova unidade médica na cidade.

“A verdade tem que ser restabelecida. E eu jamais entraria neste programa [Frequência Democrática] se não tivesse ligado para a Secretaria Estadual de Saúde (SES) antes, e pedido a eles autorização para fazer isso, então eu estou aqui autorizado pela SES para desmentir esse post da Prefeitura”, afirmou ‘Sebá’.

LEIA TAMBÉM

ST terá um hospital de campanha com 100 leitos