FGTS autoriza saque com retirada no valor de R$ 6 mil e lista de aprovados é liberada (Imagem FDR)

Por FDR Notícias

Além disso, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou, na última sexta-feira (15/03), que o governo vai enviar ainda em março para o Congresso Nacional a proposta que prevê o fim do saque-aniversário do FGTS e que permite o uso do valor como garantia de empréstimo consignado, com desconto em folha.

O que é o saque-aniversário?

Criado em 2019 como uma alternativa ao saque-rescisão, o saque-aniversário funciona como uma forma dos trabalhadores retirarem uma parte do saldo disponível nas contas do FGTS anualmente, no mês do aniversário.

O valor disponível para o saque é determinado com base no saldo total  do Fundo daquele trabalhador e, normalmente, é possível retirar uma porcentagem, além de uma quantia fixa adicional.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

Quando o trabalhador escolhe receber o saque-aniversário ele abre mão do saque total em caso de demissão sem justa causa. Se ele optar por não receber mais o saque no mês do aniversário, a alteração tem um período de carência de 25 meses para ser revertida.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Como ter acesso ao saque-aniversário?

Para ter direito ao saque-aniversário, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo FGTS. São eles:

  • Todos os trabalhadores com carteira assinada e com dinheiro no Fundo podem escolher sacar o valor no mês do aniversário;
  • Para isso, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário;
  • A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.

Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário. A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.