Foto: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 06h55 deste domingo (7)

O governo do presidente Jair Bolsonaro acaba de dar um ‘presente de grego’ para a maioria dos municípios sertanejos. A Operação Pipa, que abastece agricultores da região, está com os dias contados. A informação é do coordenador da Defesa Civil de Serra Talhada, João Lira, que durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol, revelou o tamanho do problema.

“Atualmente, temos 15 caminhões-pipa, através da Operação Pipa, em média são atendidas mais de 9 mil pessoas. Isso nos preocupa muito porque é uma quantidade muito grande e, da zona rural, chega a atingir mais de 50%. É preocupante essa situação porque as chuvas não estão sendo de forma geral e fica essa nosso sentimento de tristeza. Já recebi oficialmente através do 4º Batalhão de Polícia do Exército. A operação está prevista para até o dia 10. A maioria dos municípios do Nordeste já está suspenso a partir de hoje, mas Serra Talhada vai permanecer até o dia 10”, disse Lira.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

Ainda de acordo com o coordenador, o município tem apenas um carro-pipa para atender todo a zona rural, e pode culminar numa crise de desabastecimento.

“Paralelo a Operação Pipa, a gente tem a distribuição de água pelo município, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento. Na verdade, hoje a gente só tem 1, a partir dessa informação, a gente vai tentar ver qual a viabilidade e tentar suprir o máximo possível a demanda dos agricultores. A gente, com o município, vamos tentar dá um suprimento a essa falta de água porque sabemos da importância dessa distribuição de água e vamos ver qual a possibilidade de viabilizar esse calendário porque na Operação Pipa, hoje, são 240 pontos de abastecimento. Então, fica muito complicado com apenas 1 pipa, eu vou discutir com o secretário Márcio Oliveira e, com a prefeita Márcia Conrado e saber o que a gente pode dá de resposta a esses cidadãos”, reforçou João Lira.