Governo vai abrir mais 10 mil vagas de concurso até 2026
Na foto a discursando a ministra da gestão e da inovação em serviços públicos, Esther Dweck. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Por Metrópoles

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, disse que o governo ainda vai abrir mais 9 mil a 10 mil vagas para concurso até 2026, além das 9 mil autorizadas.

“No ano passado [2023], autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, contou a ministra em entrevista ao O Globo.

Veja também:   Bolsonaro volta a insistir em documento falso do TCU: 'Existe, sim'

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário”, completou.

Dweck repetiu que deverá ser realizada uma segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), provavelmente entre 2025 e 2026, tendo vagas suficientes para isso.

Reajuste ao funcionalismo

“Conseguimos com os ministérios da Fazenda e do Planejamento que os servidores civis tivessem 18% (de aumento no salário) ao longo dos quatro anos. Além dos 9% já anunciados, mais 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Com isso, terão os mesmos 18% que o Legislativo e o Judiciário tiveram, parcelado em três anos. Por enquanto, é o espaço fiscal que a gente tem”, salientou.