25/04/2016 - Vice- presidente Michel Temer - fotos solo Michel Temer, Vice-Presidente, fotos solo Foto: ASCOM- VPR

O governo federal vai passar a cruzar dados dos cidadãos brasileiros para monitorar as políticas públicas e reduzir o pagamento indevido de benefícios sociais. O compartilhamento de dados foi autorizado por um decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (30).

No primeiro pronunciamento como substituo de Dilma Rousseff, o presidente em exercício Michel Temer declarou que manteria os programas sociais da gestão petista, como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa, Minha Vida.

Enquanto ainda ocupava o cargo de ministro do Planejamento, Romero Jucá informou que o governo iria auditar os programas sociais, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. O peemedebista disse, na ocasião, que alguns desses programas estão em “subfuncionamento” e precisam ser “aperfeiçoados”.

Veja também:   ST dá adeus ao isolamento e ruas ficam lotadas

Nesta quinta-feira, o Ministério do Planejamento informou que o objetivo da medida que permite o cruzamento de dados cadastrais é “monitorar políticas públicas, facilitar a análise da concessão ou pagamento de benefícios para reduzir fraudes e simplificar a oferta de serviços públicos”.

De acordo com o ministro interino da pasta, Dyogo Oliveira, a mudança permitirá a redução do “pagamento indevido” de benefícios sociais. Os dados protegidos por sigilo fiscal e bancário não poderão ser compartilhados, de acordo com o governo.

Leia mais em G1