Publicado às 05h53 deste domingo (30)

Neste domingo (30) o Farol recebe em seu time a competente jornalista, Rochany Rocha, que uma vez por semana, sempre aos domingos, fará uma viagem nos bastidores do colunismo social. Nossas boa vindas a Rochany, que hoje dá dicas sobre o e-commerce.

Por Rochany Rocha 

Jornalista DRT/PI-1543

www.rochanyrocha.com.br

 

Não é de hoje que o modelo de negócios em que o cliente paga com antecedência pelo produto que irá receber semanas ou meses mais tarde é bastante usado. Na moda o pre-order, ganhou ainda mais força com a pandemia e tem levado várias marcas, desde labels grandes até estilistas independentes, a usar esse tipo de produção a fim de retomar as atividades.

Além disso, com clientes mais conscientes do seu papel no processo de produção de itens de moda, as marcas também estão buscando uma sustentabilidade mais saudável, e eficiente, prevendo demanda, evitando estoques em excesso, e principalmente, ter os custos de produção cobertos com antecedência.

Como exemplo, temos a marca americana Telfar, que fabrica bolsas desejadíssimas e que esgotam poucos minutos após aterrissarem em seu e-commerce. A marca abriu para pré-venda um único dia, deixando todos os seus modelos e cores disponíveis para encomenda. Você deve estar se perguntando: Qual a vantagem de comprar e esperar 6 meses?

Bom, para quem é apaixonado por moda e pela marca, especificamente, a vantagem é ter acesso a um item raro. A desvantagem é a espera… Apesar de ainda possuirmos os hábitos de consumo mais imediatistas (o see-now-buy-now é um reflexo disso), cresce também um movimento oposto, de aceitação de um período de entrega mais longo, tanto pela realidade da pandemia quanto pelo interesse em produtos mais sustentáveis e produzidos com menos desperdício.

Porém, por mais que a estratégia seja boa, não funciona para todos. Os riscos quanto aos atrasos nas entregas, clientes insatisfeitos e devoluções podem comprometer o processo. É claro que para os clientes que já conheçam a marca, esse risco diminui, já que são consumidores mais familiarizados com a marca e seus produtos. O que é certo, para um momento como esse, de tantas incertezas e crise global, o modelo pre order pode ser uma solução para que o ciclo que vive do mercado da moda possa se sustentar.