Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 04h28 desta terça-feira (30)

O Grupo Amigos Ostomizados de Serra Talhada realizará no próximo dia 5 de novembro o 1° Seminário Ostomia é Vida, na Câmara de Vereadores, às 12h30. A iniciativa que reúne pelo menos 30 pacientes ostomizados da cidade conta com o apoio da Secretaria de Saúde.

A ostomia é um procedimento cirúrgico que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo.

Em conversa com o Farol de Notícias, Elisabete de Lucena Furtado, 25 anos, contou que se engajou no grupo através de seu namorado que teve câncer de estômago e precisou passar pelo procedimento de ostomia.

A atividade será coordenada pela enfermeira especializada em Estomoterapia, Juliana Esmeraldo, e mais duas profissionais da área. Todos os profissionais de saúde, pacientes e a comunidade em geral estão convidados a participar, assim como os pacientes que  querem se juntar ao grupo e buscar melhores condições de tratamento para os ostomizados.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Ao Farol, a também organizadora da ação, Rosângela Pereira da Silva, 48 anos, sobrevivente do câncer de estômago é usuária da bolsa coletora há seis anos, após expôr a necessidade de criar o grupo e dar visibilidade aos pacientes que necessitam usar bolsas coletoras.

“O Grupo de Amigos Ostomizados de Serra Talhada nasceu a partir da necessidade, por que há um ano o Governo do Estado de Pernambuco parou de distribuir bolsas coletoras. A princípio fui às redes sociais pedir doações para mim e outra colega comentou que estava com o mesmo problema e fizemos uma amizade. Recebi uma grande quantidade de bolsas e outros materiais, entrei em contato com a Secretária de Saúde e encontramos cinco ostomizados. Montamos o grupo e aos poucos cada um vinha trazendo mais gente e hoje somos 30 no grupo, fora outras pessoas que sabemos que existem”, relatou.