Padre Jesus recebe Luiz Gonzaga e Zé Marcolino

Publicado às 05h13 desta quarta-feira (13)

Há exatos 30 anos, no dia 12 de outubro, morria o Monsenhor Jesus Garcia Riaño, aos 86 anos, atendendo ao pedido pessoal feito ainda em vida, foi sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, templo que ajudou a construir.

Em 18 de dezembro de 1904, nascia no Distrito de Cereso, região de Burgos, Espanha. Jesus Garcia Riaño, o Padre Jesus. Ele chegou ao Brasil no dia 5 de junho de 1933, indo servir no Bispado de Barra do Rio Grande, no Sertão do São Francisco, na Bahia.

Após passar pelas paróquias de Pesqueira e Pedra, na região Agreste de Pernambuco, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Penha, na então Vila Bella, em 18 de dezembro de 1936, exatamente no dia em que completou 32 anos de idade. Padre Jesus ficou à frente da paróquia de Nossa Senhora da Penha por 54 anos.

Em 1990, em função dos problemas de saúde, Padre Jesus foi substituído pelo então Padre Egídio Bisol, hoje Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira.

O religioso foi homenageado em 2001, com a construção de uma busto na Praça Barão do Pajeú. Em 2018 a praça foi restaurada e o busto do Padre Jesus na ocasião recebeu um tratamento especial com  a marca do artista plástico Paulo Rodrigues (Parosi)