Publicado às 06h10 deste sábado (28)

Por Adelmo Santos, Poeta e escritor, ex-presidente da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

A foto mostra o Santa Cruz no dia 21/01/73 entrando no estádio Nildo Pereira de Menezes, cumprimentando a torcida com o seu manto sagrado. Essa é uma foto histórica para ficar para eternidade, deveria estar na Casa da Cultura e nos pontos principais, resgatando a memória da cidade.

Foi um momento bacana de muita emoção com os torcedores aplaudindo a entrada do Santa Cruz no Estádio Pereirão. Com a bandeira do clube à frente estão: Paulo Ricardo e o goleiro Detinho, fazendo a apresentação. O Santa Cruz venceu o Sport por 3 X 0, com dois gols de Herb e um de Fernando Santana. Foi um banho de emoção. O estádio estava cheio com quase 10 mil torcedores, o dobro da lotação.

Veio gente de todo canto, do Recife, das ribeiras e de todo sertão para assistir ao jogo na festa de inauguração. A cidade estava em festas e com muita alegria. Movimentou o comércio e alavancou a economia, com todas as pousadas cheias, do jeito que os donos queriam. O Grande Hotel, que era o único hotel da cidade, ficou cheio de torcedores, ocupou todos os lugares.

O Santa Cruz e o Sport ficaram hospedados na Escola Imaculada Conceição. Foi lá que os torcedores ficaram, em frente ao portão a procura de um autógrafo e de poder ver de perto os jogadores do clube do coração. Eu era um adolescente e fiquei muito feliz em chegar próximo aos meus ídolos: Luciano, Ramón e Givanildo.