Publicado às 05h24 desta sexta-feira (12)

Paulo César Gomes, professor, escritor, pesquisador, mestre pela UFCG e colunista do Farol de Notícias

Um médico serra-talhadense fez uma declaração de forma anônima para a reportagem do Farol sobre a situação do Hospam, em relação aos números de leitos ocupados por pacientes com o Covid-19, que acabou soando como uma alerta para toda a sociedade. “Nunca tinha passado de 8 pacientes, hoje (quinta-feira) estava com 10 pacientes e lá só tem 14 leitos”, disse o médico.

Com base no relato, uma possível superlotação do Hospam já passa a entrar na pauta do debate da sociedade de uma forma geral. Isso porque o tão alardeado Hospital de Campanha ainda não foi inaugurado.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

A última data foi 1º de junho, mas acabou não ocorrendo. Foram investidos mais de R$ 1,3 milhão na unidade hospitalar pelo Governo de Pernambuco.

O hospital vai atender toda a macro-região no entorno de Serra Talhada, mas existem dúvidas se vai oferecer 20 ou somente 10 leitos de UTI. O imbróglio envolvendo o Hospital do Sertão é algo bastante complexo, isso porque nenhuma autoridade estadual se manifestou sobre uma nova data para a inauguração, e até mesmo a imprensa tem sido impedida de fazer registros fotográficos dentro do hospital.

Nas últimas semanas, a reportagem do Farol tentou, por três vezes, realizar imagens no interior das instalações e foi impedida.

Veja também:   Leão alerta Romonilson: 'Belmonte não tem dono'

Diante disso, diversas indagações surgem: mas afinal, o que ocorre nas obras do hospital de campanha? Faltam operários? Faltam materiais para concluir a obra? Falta dinheiro? Ou está faltando equipamentos?

O fato é que existem muitas dúvidas e poucas explicações, bem como, fiscalização. Então não seria a hora de uma comissão de deputados ou de vereadores, ou próprio Ministério Público, ou até mesmo a OAB, realizar uma visita às obras do Hospital?

Enquanto as repostas não surgem e as ações não acontecem, vamos pedir a Deus que os leitos do Hospam sejam suficientes para atender toda a demanda. Do contrário, terem um quadro bastante complicado em relação ao atendimento de urgência (necessidade do uso de leitos de UTI) para os pacientes de Serra talhada e de toda a região.

Veja também:   ST dos anos 50 com 'pés' no passado e no futuro