Da Agência Brasil

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi transferido para um presídio de segurança máxima de Nova York, onde vai cumprir uma sentença de 23 anos de prisão por estupro e assédio sexual.

Weinstein, de 67 anos, foi levado ontem (18) para Wende Correctional Facility, em Alden, ao Leste do estado de Buffalo, de acordo com o Departamento Penitenciário do estado de Nova York.

Em 24 de fevereiro, um tribunal de Manhattan declarou o ex-produtor culpado de assediar sexualmente uma ex-assistente de produção e estuprar uma ex-aspirante a atriz.

A condenação foi encarada como uma vitória pelo movimento #MeToo contra comportamento sexual predatório de homens poderosos da indústria do entretenimento.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Procuradores descreveram Weinstein como um predador em série que havia manipulado mulheres com promessas de carreiras em Hollywood, persuadindo-as até quartos de hotéis ou apartamentos particulares, onde abusava de seu poder e as atacava violentamente.

Mais de 100 mulheres, incluindo atrizes famosas, acusaram Weinstein de conduta sexual predatória, que ocorria há décadas. Ele negou as acusações, alegando que as ações foram consensuais. O ex-produtor também enfrenta processos de mesmo teor em Los Angeles.

Depois de ser sentenciado em 11 de março, Weinstein foi levado a uma penitenciária em Rikers Island, Nova York. Horas depois, ele deu entrada em um hospital de Manhattan devido a problemas cardíacos, mas foi conduzido novamente ao presídio no início desta semana, disse seu porta-voz.

Veja também:   1º Encontro de Advogadas do Sertão foi sucesso em Serra Talhada

A defesa pretende apresentar um recurso em julho.