Publicado às 10h25 desta terça-feira (14)

Na próxima quinta-feira (16) será inaugurado, em Serra Talhada, o Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho, um investimento em torno de R$ 6 milhões, que vai beneficiar dezenas de pacientes da capital do xaxado e região, que vivem a rotina da hemodiálise.

O evento é tão importante que o próprio governador de Pernambuco, Paulo Câmara, vai estar presente ao bairro Borborema, logo pela manhã, onde a clínica é localizada. Durante entrevista a TV Farol, no final de semana, o médico e gestor da unidade, Clóvis Carvalho (Dr. Clovinho) fez toda uma trajetória da conquista, e relatou que o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), teve um papel fundamental.

“Primeiro me sinto realizado porque houve várias tentativas, Dr. Inocêncio tentou colocar hemodiálise no início dos anos 90, não se concretizou. Depois, o deputado Sebastião Oliveira tentou, levou um grupo de médicos especialistas de Recife, fizemos uma sociedade e a coisa não decolou. Houve alguns empecilhos do ponto de vista do financiamento da obra e também do custeio, a Secretaria de Saúde não podia custear Serra e Salgueiro ao mesmo tempo e ficou Salgueiro”, disse Carvalho, arrematando:

“Quando foi no final de 2018, o prefeito Luciano Duque, preocupado para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também diminuir os custos com os transportes, teve a ideia de colocar o serviço de hemodiálise pelo município e me convidou, foi uma grata surpresa, para eu fazer a gestão desse serviço e eu pedi a ele para ir visitar. Chegando lá, ele me informou, recebi a planta e só era comportava 12 máquinas e não tinha área para expandir. Voltei a conversar com ele e com  Dra. Márcia Conrado, que era a secretária de saúde da época, hoje nossa prefeita, e eu disse que o espaço era pequeno e que eu tinha uma área suficiente para fazer um serviço de hemodiálise a altura das nossas necessidades e com a possibilidade de expansão. Ele concordou prontamente e Márcia também, foi quando fizemos o desdobramento e 3.600 metros do hospital psiquiátrico e nós começamos essa obra e graças a Deus.

SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO

Anda durante a entrevista, o médico relatou, de form emocionada, que o Instituto Renal tem o nome da sua mãe, que ajudava muitos os mais necessitados, e que tinha o sentimento de dever cumprido, após inauguração.

“Eu tenho o sentimento de dever cumprido porque não foi simplesmente uma obra, foi uma obra com muita qualidade, muito bem feita, feita com muito carinho e vai receber de uma forma muito especial para mim porque vai receber o nome de minha querida mãezinha, uma figura humana ímpar que ajudou tantas pessoas”, reforçou.

ASSISTA À ENTREVISTA COM DR. CLOVINHO!