ConcursoVai fazer o Enem sábado (24) e domingo (25)? Pois reuni 10 principais dúvidas dos feras e fui atrás das respostas.

1. Posso levar xerox autenticada do documento?
Não. Para fazer a prova é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, como a carteira de identidade, de motorista, de trabalho ou o passaporte, por exemplo. Não serão aceitos documentos ilegíveis, danificados, ou ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.

2. Posso levar lanche?
Sim. Não há restrição, por parte do Inep, de qualquer tipo de alimento. A recomendação de nutricionistas é levar água para manter a hidratação e algum alimento doce para manter a glicose, que ajuda no raciocínio.

3. Posso copiar gabarito?
Não. Segundo o item 12.12 do edital do exame, “somente será permitido ao participante fazer anotações relativas às suas respostas no cartão-resposta e no caderno de questões. O MEC promete divulgar os gabaritos até a próxima quarta-feira (28).

4. Como vou saber o tempo das provas?
O Inep vai disponibilizar, em cada sala, um marcador de tempo de papel que será colado na parede. A cada meia hora o fiscal vai sinalizar nesse marcador. Lembre-se de que não é permitido usar relógio. A saída é permitida após duas horas de provas.

5. Por qual prova devo começar?
A sugestão de professores é que o estudante inicie pelo teste que tem mais facilidade. E se tiver dificuldade numa questão, pule para a seguinte para não perder tempo. Depois de terminada a prova, volte para aqueles quesitos que deixou em branco. No domingo, é melhor começar pela redação porque a mente está mais fresca.

6. Em caso de dúvida, devo deixar em branco?
Não. Se não sabe de jeito nenhum a resposta, chute uma alternativa. O que pode acontecer é você acertar a questão!

7. O que fazer para aliviar a tensão?
Alongamentos simples que podem ser executados tranquilamente, sem atrapalhar os outros candidatos. Espreguice-se, coloque os braços para frente, mova o pescoço, sacuda os ombros, estique as pernas, fique na ponta dos pés (sentado, claro!). E respire fundo, enchendo os pulmões, com o ar entrando pelo nariz e saindo pela boca.

8. Faltei o trabalho. Como justificar?
O participante que faltar ao trabalho e precisar de uma declaração de comparecimento deve requerê-la ao coordenador do prédio onde fará as provas. Um detalhe importante: esse documento só é emitido nos dois dias do exame. Não adianta solicitá-lo depois. Outro esclarecimento: fica a critério de cada empresa aceitar ou não a declaração.

9. Perdi o documento de identificação que iria levar para o Enem. O que faço?
São aceitos o RG, carteira de motorista, passaporte e carteira de trabalho, por exemplo. Se você não tem nenhum desses documentos, leve um Boletim de Ocorrência expedido há no máximo 90 dias contados até a data da prova.

10. O que posso fazer com a nota do Enem?
Concorrer a vagas em mais de cem universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Pernambuco, integram o Sisu as federais UFPE, UFRPE e Univasf, além da estadual UPE.  Também pode concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas por meio do Prouni. Para obter financiamento estudantil é exigida a nota do exame.

** Ainda tem dúvida? Ligue para o serviço Fala, Brasil! do Ministério da Educação. O número é o 0800-616161 (ligação gratuita). O atendimento começa às 7h (em Pernambuco, 8h em Brasília) e vai até 19h.

( Do Blog do Fera, por Margarida Azevedo )