Do g1

Foto: Arquivo Pessoa

Ganhar um filho é um dos presentes que um casal pode ter, mas no caso de um pai de Sorocaba (SP) a chegada veio da forma mais improvável possível. Isso porque partiu dele o auxílio no parto do bebê, que nasceu dentro de um veículo por aplicativo enquanto chegava a um hospital na região central da cidade.

Ao g1, William Domingos Rodrigues, de 31 anos, explica que acionou o carro por aplicativo assim que a esposa Vanessa Alves da Silva começou a sentir contrações mais fortes e contínuas no sábado (25). Era o sinal de que o pequeno Guilherme estava chegando ao mundo.

“Ela começou a sentir contrações de 30 em 30 minutos, só que no banho foi 10 minutos. Acionei o aplicativo, que estava perto e chegou em 4 minutos. Saímos da Vila Helena em direção ao hospital Santa Lucinda e não foi possível esperar. Pouco depois que ela entrou no carro, estourou a bolsa e ela entrou em trabalho de parto”, explica.

Enquanto o carro seguía ao hospital, William explica que não restou outra alternativa a não ser auxiliar no parto de Guilherme. Neste momento, lembrou-se de um vídeo de parto que havia visto na internet e resolveu colocar em prática o que aprendeu, sempre mantendo a calma para ajudar a esposa e o filho.

“Por conta da distância que ainda tinha até o hospital, eu tive que auxiliar no parto. Assim que nasceu, massageei a costa dele para que pudesse respirar e a Vanessa passou o dedo na boquinha dele, pois tinha um resíduo que impedia ele de respirar”, diz.

“Eu já havia pesquisado os movimentos que eram feitos durante o parto, vi uma reportagem sobre o assunto e acredito que isso salvou a vida dele. Sabia que, quanto mais a gente tentava fazer ele chorar, maior a certeza de que ele estava bem. Se ninguém tivesse filmado, não acreditariam. Nunca vou esquecer”, relata.

Assim que chegaram ao hospital, uma equipe foi até o carro e prestou atendimento à Vanessa e Guilherme, que nasceu pesando 2,920 quilos e medindo 49 centímetros. Com o sucesso do inesperado parto, Vanessa já recebeu alta e agora curte o filho, que já tem história para contar no futuro.

“Falei pro meu esposo segurar o neném assim que ele nasceu, para não correr o risco dele cair no chão do carro. Graças a Deus ele estava junto para auxiliar e a motorista não ficou brava. Quando chegamos no hospital, eles apenas cortaram o cordão umbilical e prestaram os primeiros socorros. Deu tudo certo”, conta.

‘Senti que era pra acontecer comigo’

Ezilda Rodrigues de Oliveira trabalha há dois anos como motorista por aplicativo e presenciou o momento inusitado e especial no último sábado. Ela relata que ajudou o casal a manter a calma e orientou William enquanto seguíam ao hospital.

“Quando fui atender ao casal, ela já não estava se sentindo bem. Disse que iria ter o neném em pouco tempo e então se acomodaram no banco de trás. De repente, ela começou a sentir contrações a cada dois minutos e eu fiquei preocupada. O marido ajeitou ela no banco e avisou que a bolsa havia estourado. O orientei a limpar as mãos com álcool em gel e acalmar ela, também falei pra eles não se preocuparem com a sujeira no carro.”

“Fui conversando com eles e dirigindo, até que faltando alguns minutos para chegar no hospital, o menino nasceu. Eu sugeri pra ele dar um tapinha no bumbum do bebê para ele chorar e ele chorou bem forte. Depois, se acomodou no peito da mãe e ficou quietinho. Chegamos no hospital e as equipes chegaram pra fazer todo o procedimento e depois que atendi ela, consegui filmar um pouquinho, fiquei emocionada”, relata.

Mesmo que indiretamente, a motorista sente que faz parte da história da família e garante que manterá contato com os pais, para acompanhar o pequeno. Ezilda relata que se sentiu satisfeita em ter ajudado o casal neste momento tão importante da vida deles.

“Os motoristas estão cancelando muitas chamadas, quando não interessa. Eu não faço isso e senti que era pra ter acontecido comigo. Depois ela mandou mensagem agradecendo e dizendo que o bebê estava bem. Me sinto satisfeita por cumprir o meu dever de cidadã, claro que numa situação difícil, fazemos de tudo pra ajudar e eu quero conhecer o bebê em breve”, garante.

William reitera a gratidão a motorista por ajudá-los em um momento delicado, mas importante de suas vidas. A chegada de Guilherme a caminho do hospital, deu início a amizade entre o casal e a motorista.

“Não sabemos nem como agradecer por todo o suporte que ela deu até o hospital. Pegamos o contato e vamos manter contato com ela”, finaliza.