dezinho

  Por Tarcísio Rodrigues, escritor de Serra Talhada

Neste sábado (29) a Câmara de Vereadores de Serra Talhada, a partir das 20 horas, realizará sessão para homenagear os 100 anos de nascimento de Miguel Nunes de Sousa.

O homenageado, mais conhecido como Dezinho Nunes, foi uma das figuras públicas mais popular da cidade. Comerciante, político  e de visão empreendedora, Dezinho Nunes instalou na cidade o primeiro Posto de Gasolina e também foi quem primeiro instalou uma linha regular de transporte coletivo e de carga ligando Serra Talhada à capital do Estado, quando na época não existia ainda estradas asfaltadas.

Veja também:   Quinta pessoa é curada do HIV após transplante de células-tronco

Já em 1930 criou a Casa Nunes, tradicional casa de secos e molhados da cidade durante muitas décadas. Foi vereador por diversas vezes e presidente da Câmara Municipal. Em 1963 foi eleito vice-prefeito de Serra Talhada, na chapa encabeçada por Luiz Lorena, faleceu em 6 de outubro de 1966, deixando a viúva, Marizinha Nunes e nove filhos: Gilvan, Gilson, Gildete, Genilson, Genildo, Genivaldo, Glaucia, Miguel e Giovani, este último ocupou por diversas vezes o cargo de Secretário de Obras do Município.

Um dos seus filhos, Genildo, foi presidente da Chesf e atualmente mantém vivo no Recife o Grupo de Amigos de Serra Talhada, responsável por manter na viva na capital a  memória e os fatos históricos da cidade.

Veja também:   Equipe da TV Bahia é agredida por seguranças e apoiadores de Bolsonaro

Se estivesse vivo Miguel Nunes de Sousa estaria completando 100 anos e, certamente com muitos serviços prestados ao município. Nascido na zona rural ( sítio São João, no distrito de Santa Rita), ele colaborou com o desenvolvimento da cidade como empresário e como político e deixou como legado uma família que continuou sua dedicação ao solo sertanejo em que nasceu.

A Câmara de Vereadores aproveitando a data de nascimento de “Dezinho Nunes” (31.03)  resolveu homenagear seus familiares, através da matriarca, D. Marizinha, atualmente com 101 anos de idade.

Veja também:   Advogado é preso por chamar mulher de 'macaca'

MAIS HOMENAGENS

Também a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) prestou homenagem à família Nunes pela data, através de correspondência enviada pelo seu presidente, José Gomes Casimiro à viúva do saudoso empresário. A correspondência foi enviada com cópia para Câmara de Vereadores de Serra Talhada.