dezinho

  Por Tarcísio Rodrigues, escritor de Serra Talhada

Neste sábado (29) a Câmara de Vereadores de Serra Talhada, a partir das 20 horas, realizará sessão para homenagear os 100 anos de nascimento de Miguel Nunes de Sousa.

O homenageado, mais conhecido como Dezinho Nunes, foi uma das figuras públicas mais popular da cidade. Comerciante, político  e de visão empreendedora, Dezinho Nunes instalou na cidade o primeiro Posto de Gasolina e também foi quem primeiro instalou uma linha regular de transporte coletivo e de carga ligando Serra Talhada à capital do Estado, quando na época não existia ainda estradas asfaltadas.

Veja também:   Caminhão-tanque explode e 66 pessoas morrem

Já em 1930 criou a Casa Nunes, tradicional casa de secos e molhados da cidade durante muitas décadas. Foi vereador por diversas vezes e presidente da Câmara Municipal. Em 1963 foi eleito vice-prefeito de Serra Talhada, na chapa encabeçada por Luiz Lorena, faleceu em 6 de outubro de 1966, deixando a viúva, Marizinha Nunes e nove filhos: Gilvan, Gilson, Gildete, Genilson, Genildo, Genivaldo, Glaucia, Miguel e Giovani, este último ocupou por diversas vezes o cargo de Secretário de Obras do Município.

Um dos seus filhos, Genildo, foi presidente da Chesf e atualmente mantém vivo no Recife o Grupo de Amigos de Serra Talhada, responsável por manter na viva na capital a  memória e os fatos históricos da cidade.

Veja também:   Gaiteiro e tecladista da banda Nenhum de Nós morre aos 58 anos

Se estivesse vivo Miguel Nunes de Sousa estaria completando 100 anos e, certamente com muitos serviços prestados ao município. Nascido na zona rural ( sítio São João, no distrito de Santa Rita), ele colaborou com o desenvolvimento da cidade como empresário e como político e deixou como legado uma família que continuou sua dedicação ao solo sertanejo em que nasceu.

A Câmara de Vereadores aproveitando a data de nascimento de “Dezinho Nunes” (31.03)  resolveu homenagear seus familiares, através da matriarca, D. Marizinha, atualmente com 101 anos de idade.

Veja também:   PGR denuncia mais 150 por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

MAIS HOMENAGENS

Também a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) prestou homenagem à família Nunes pela data, através de correspondência enviada pelo seu presidente, José Gomes Casimiro à viúva do saudoso empresário. A correspondência foi enviada com cópia para Câmara de Vereadores de Serra Talhada.